A respeito das crises financeiras internacionais ocorridas a...
As operações efetuadas fora de balanço dos bancos foi um dos elementos que afetou a crise financeira do subprime. No entanto, apesar dos efeitos danosos sobre a economia, essas operações são legais do ponto de vista regulatório.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (25)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - certo
O tema central da questão é a crise financeira internacional de 2007-2008, comumente referida como a crise do subprime. Essa crise foi desencadeada por práticas de concessão de crédito nos Estados Unidos, especialmente no mercado imobiliário, onde foram realizados empréstimos de alto risco.
Uma parte significativa da crise se deveu a operações "fora de balanço" realizadas pelos bancos. Essas operações envolvem atividades financeiras que não são registradas diretamente no balanço patrimonial dos bancos, como derivativos e veículos de propósito especial (SPEs - Special Purpose Entities). Embora possam ocultar a verdadeira alavancagem e riscos enfrentados pelas instituições financeiras, essas operações eram, e ainda são, consideradas legais do ponto de vista regulatório na época da crise.
Por exemplo, muitas dessas operações tiravam proveito de brechas e da falta de supervisão rigorosa, permitindo que as instituições aumentassem seus lucros sem necessariamente aumentar seu capital reportado nos balanços. O uso dessas práticas foi um fator que exacerbou a crise, uma vez que os bancos não tinham capital suficiente para cobrir as perdas quando os empréstimos de alto risco começaram a falhar.
A legalidade dessas operações está associada a regulamentações financeiras que, até então, não proibiam expressamente tais práticas, embora houvesse crescente reconhecimento dos riscos que elas representavam. Após a crise, reformas regulatórias, como a Lei Dodd-Frank nos EUA, buscaram aumentar a transparência e a supervisão dessas operações.
Justificativa da alternativa correta: A alternativa C - certo é correta porque, de fato, as operações fora de balanço dos bancos foram um elemento crítico na crise do subprime e eram legais do ponto de vista regulatório. As regulamentações da época permitiam tais práticas, embora fossem reconhecidas posteriormente como arriscadas e contribuíram significativamente para a crise financeira.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questao trata das Operacoes Financeiras Estruturadas (ABS, CDO, CDS etc). Essas operaçoes afetaram a crise de 2008. Entretanto, sao operaçoes legais.
subprime são créditos conceditos a clientes com alta probabilidade de inadiplência. O termo surgiu nos Estados Unidos na época da bolha imoboliária de 2007 e se referia a créditos concedidos a pessoas que eram propensas a não paguarem os empréstimos imobiliários o que era algo legal do ponto de vista regulatório para a época. Ou seja, não havia problema legal o banco conceder empréstimos imobiliários a pessoas propensas a não pagarem as dívidas.
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Celso Natale
A questão fala da securitização, que consiste no agrupamento de créditos ruins e bons, para sua negociação entre instituições financeiras, migrando para o sistema shadow banking.
Dessa forma, as operações de alto risco somem do balanço da instituição original, sob forma de títulos securitizados, e sequer aparecem nos balanços das instituições cessionárias.
Apesar dos danos causados, esse sistema não era – nem é, atualmente – ilegal. O que ocorreu após a crise foi um esforço de autoridades financeiras do mundo todo para compreender, regular e supervisionar essas operações.
===
TOME NOTA (!)
SHADOW BANKING:
- ➜ Sistema de intermediação de crédito que envolve atividades e entidades fora do sistema bancário tradicional.
- ➜ intermediação de crédito não-bancária.
- ➜ Outros nomes são “sistema bancário paralelo” ou “bancos-sombra”
PRA AJUDAR:
A pena para a prática de shadow banking é de multa ou prisão simples, por se tratar de contravenção penal. (ERRADO)
- Shadow banking não é crime nem contravenção penal, tornando a alternativa errada
===
A crise global de 2008 foi causada pela descoberta de que um grande banco americano praticava shadow banking. (ERRADO)
- O erro está em atribuir a causa da crise à descoberta. Embora a prática de shadow banking seja considerada uma das causas da crise, foi a própria crise que evidenciou a prática (e não de um banco isolado), e não o contrário.
===
No Brasil, o problema é relativamente mais grave do que em outros países, segundo o Financial Stability Board. (ERRADO)
- Está errada porque no Brasil, segundo o BCB e a CVM, o problema é relativamente menor que em outros países, pois as atividades de shadow banking representam uma fração pequena dos ativos financeiros como um todo, além de terem baixa interconexão com o sistema tradicional.
===
Os fundos de investimentos estão entre as entidades que praticam atividades consideradas shadow banking. (CERTO)
- Os fundos de investimentos são, em volume de operações, os principais participantes do sistema de shadow banking no Brasil.
===
O Banco Central do Brasil, como supervisor do sistema financeiro tradicional, não possui autoridade sobre entidades de shadow banking. (ERRADO)
- Está errada porque algumas entidades supervisionadas pelo BCB praticam atividades classificadas como shadow banking e, portanto, estão sob sua autoridade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo