A argumentação do texto se organiza como uma “tomada de cons...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu havia marcado D... não estava tão errada assim.
Consegui o comentário no site: http://www.gramatiquice.com.br/2011/08/prova-de-portugues-comentada-concurso_12.html. Vamos lá!!!
' Para introduzir a argumentação em dois eixos, temos o seguinte:
“Essa tomada de consciência na área do grande capital, de que há necessidades da população insatisfeitas - e isso pode ser um problema, mas pode ser uma oportunidade em termos de expansão de fronteiras -, e a tomada de consciência da problemática ambientalsão os principais eixos de mudança.”
Parece que os dois eixos presentes na argumentação do texto são:
1) consciência das necessidades da população insatisfeitas: isso envolve aumentar a capacidade de compra dos trabalhadores.
2) consciência da problemática ambiental, da necessidade de desenvolvimento sustentável: isso envolve explorar os recursos naturais preservando a sustentabilidade.
Conforme esse raciocínio, a resposta mais correta seria a alternativa (D).
De maneira forçada, tentamos justificar o gabarito divulgado. Vejamos:
Na argumentação do texto, teríamos, especificamente sobre a tomada de consciência na área do grande capital, dois lados distintos:
De um lado, teríamos o seguinte: “É lógico do ponto de vista do capitalista individual pensar que o aumento do salário mínimo tornará a mão de obra mais cara.”
Por outro lado, teríamos o seguinte: “Quando se pensa fora de uma unidade empresarial, entendemos que esse aumento do salário mínimo e dos direitos sociais gera capacidade de compra por parte dos trabalhadores. E essa capacidade de compra dinamiza o mercado. Todos vão poder produzir mais.”
Explicando: De um lado, temos um ponto de vista individual e empresarial: aumento do salário mínimo e dos direitos sociais torna a mão de obra mais cara. De outro lado, temos uma visão de fora da unidade empresarial, ou seja, um ponto de vista coletivo e social: o aumento do salário mínimo dinamiza o mercado, aumenta o poder de compra dos trabalhadores.
Questionamos se esses dois lados explicados acima seriam os dois eixos sobre os quais a argumentação é desenvolvida. Parece-nos problemático esse gabarito.'
Alguém mais poderia ratificar o gabarito?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo