De acordo com Pierre Bourdieu, as desigualdades escolares sã...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105995 Pedagogia
De acordo com Pierre Bourdieu, as desigualdades escolares são reflexo das desigualdades sociais. No que se refere às teorias sociais desse teórico, julgue o item a seguir, relativos às relações entre educação e sociedade.

Bourdieu apresenta uma visão otimista da escolarização ao afirmar que a ampliação do acesso à escola pública contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver esta questão, é importante compreender as teorias sociais de Pierre Bourdieu e sua visão sobre as relações entre educação e sociedade. Bourdieu é conhecido por sua análise crítica das desigualdades sociais e de como estas se refletem na educação.

No enunciado, é feita uma afirmação sobre Bourdieu, que supostamente apresenta uma visão otimista da escolarização ao afirmar que a ampliação do acesso à escola pública contribui para uma sociedade mais justa e igualitária. O gabarito correto é a alternativa E - errado.

Bourdieu, na realidade, tem uma visão crítica sobre a educação. Ele argumenta que o sistema educacional muitas vezes reforça as desigualdades sociais ao invés de reduzi-las. Bourdieu introduziu conceitos como capital cultural e habitus para explicar como a escola legitima e reproduz as desigualdades existentes na sociedade.

Por que a alternativa 'E' é correta? A afirmação de que Bourdieu tem uma visão otimista sobre a escolarização está errada porque ele acredita que a escola tende a reproduzir as desigualdades sociais, favorecendo aqueles que já possuem vantagens culturais e sociais. Assim, a ideia de que a ampliação do acesso à escola pública por si só levaria a uma sociedade mais justa não está alinhada com a perspectiva de Bourdieu.

Por que a alternativa 'C' está incorreta? Ao marcar 'C - certo', estaríamos concordando com uma afirmação que não reflete a visão crítica de Bourdieu sobre o papel da educação na sociedade. Ao contrário do que a questão sugere, Bourdieu não acredita que a simples ampliação do acesso à educação pública seja suficiente para construir uma sociedade igualitária.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Bourdieu argumenta que a escola, em vez de ser um espaço de ascensão social e igualdade de oportunidades, frequentemente reproduz as desigualdades sociais existentes. O sistema educacional, segundo ele, está marcado por mecanismos de reprodução social que privilegiam os grupos sociais dominantes.

Bourdie e Passeron escreveram o livro A Reprodução (1970), eles concluem que a escola em vez de ter uma função transformadora, reproduz e reforça as desigualdades sociais. Afirmam que as escolas ocupam um espaço de violência simbólica.

Assim, a perspectiva deles não é otimista, mas sim bastante crítica sobre a função das escolas.

Fonte: Livro - Conhecimentos Pedagógicos - Fabiana Lagar.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo