[Questão inédita] Através da Terceira Revolução Industrial, ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: C - Maior oferta de mão de obra no setor terciário
A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica Informacional, trouxe profundas transformações ao mundo do trabalho. Essa revolução se caracteriza pela integração de novas tecnologias da informação, automação, biotecnologia e novas formas de comunicação. Vamos entender por que a alternativa "C" está correta e as outras estão incorretas.
Alternativa C: Maior oferta de mão de obra no setor terciário:
Com a Terceira Revolução Industrial, houve uma expansão significativa do setor de serviços, conhecido como setor terciário. Esse setor inclui atividades como comércio, finanças, educação, saúde, tecnologia da informação, entre outros. A automação e a informatização dos processos produtivos reduziram a necessidade de trabalho humano em setores primários (agricultura) e secundários (indústria), gerando uma migração de trabalhadores para o setor terciário. Por isso, a alternativa "C" é a correta.
Alternativa A: O fortalecimento dos sindicatos:
Embora os sindicatos sejam uma importante força de proteção dos direitos trabalhistas, a Terceira Revolução Industrial não fortaleceu os sindicatos de maneira geral. Pelo contrário, a automação e a flexibilização dos contratos de trabalho enfraqueceram a atuação sindical, pois o trabalho se tornou mais fragmentado e menos centralizado.
Alternativa B: A implantação de tarefas mecânicas e repetitivas:
Essa característica é mais associada à Segunda Revolução Industrial, marcada pela produção em massa e pelo uso intensivo de trabalho repetitivo em linhas de montagem. A Terceira Revolução Industrial, por outro lado, se destaca pela automação e informatização, que reduz a necessidade de tarefas puramente mecânicas e repetitivas.
Alternativa D: Diminuição dos empregos informais:
A informalidade no mercado de trabalho é um fenômeno complexo que não foi reduzido pela Terceira Revolução Industrial. Em muitos casos, a automação e a flexibilização das relações de trabalho contribuíram para o aumento do trabalho informal, uma vez que muitos trabalhadores foram deslocados para atividades sem proteção social adequada.
Alternativa E: Menor necessidade de qualificação técnica do trabalhador:
Na verdade, a Terceira Revolução Industrial aumentou a necessidade de qualificação técnica e profissional. Com a introdução de novas tecnologias e processos produtivos avançados, os trabalhadores precisam estar continuamente atualizados e capacitados para operar equipamentos complexos e sistemas informatizados.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender melhor as transformações no mundo do trabalho decorrentes da Terceira Revolução Industrial e por que a alternativa "C" é a correta. Se precisar de mais alguma coisa, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O setor terciário reúne todas as atividades formais e informais associadas ao comércio e à prestação de serviços, como segurança, limpeza, finanças, turismo, educação e outros. É uma das áreas mais importantes da economia, por compreender ofícios essenciais à sociedade e, ainda, por alocar grande parte da mão de obra.
fonte: Brasil Escola
Quando se fala em Terceira Revolução Industrial, é importante ter em mente o surgimento do setor terciário. Dentro deste segmento estão as atividades de prestação de serviços e comércio. Isso se deve à chamada - proveniente também das transformações da Terceira Revolução Industrial. Ela consiste na evolução tecnológica no campo através de equipamentos e práticas inovadoras que aumentaram a produtividade do solo e, consequentemente, renderam o aumento da produção de alimentos.
Assim, grande parcela da população proveniente das atividades agrárias acabou ficando desempregada. Com isso, ocorreu o seu movimento na direção das cidades em busca de recolocação profissional, processo que acaba por endossar o . Na falta de empregos no parque industrial, estes cidadãos passam a realizar atividades de comércio e prestação de serviços.
GABARITO C
planejar cursos e concurso com renato rocha
https://www.instagram.com/planejarcomrenatorocha/
https://www.infoescola.com/historia/terceira-revolucao-industrial/
O terciário é o setor mais representativo da Revolução Técnico-Científico-Informacional e apresentou uma forte expansão no decorrer do século XX e início do século XXI, em função dos avanços da microeletrônica, promovendo o incremento de atividades de telecomunicações, transportes e serviços financeiros.
O que marcou o mercado de trabalho na Terceira Revolução Industrial?
O ser humano passou a ser substituído não apenas pela mecânica, mas também por softwares, que, em muitos casos, passaram a gerir a produção fabril. Além disso, observa-se também a crescente terciarização da economia, em que a maior parte dos empregos gerados passou a se concentrar no setor de comércio e serviços.
Gabarito C
GPT
A Terceira Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica Informacional, marcou a segunda metade do século XX até o presente, com avanços significativos na automação, digitalização e integração de sistemas em processos produtivos. Caracteriza-se pela emergência de tecnologias como eletrônica, informática, telecomunicações, computadores, Internet, robótica e biotecnologia.
Principais características da Terceira Revolução Industrial:
- Automatização de Produção: Uso intensivo de robôs e sistemas automáticos nas linhas de produção.
- Tecnologias de Informação: Desenvolvimento robusto das tecnologias de informação e comunicação, transformando economicamente e socialmente.
- Globalização da Economia: Aumento dos fluxos de capital, mercadorias e informações em escala global.
- Mudança no Perfil Laboral: Aumento do setor de serviços e declínio relativo nos empregos tradicionais de manufatura.
A Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, que começou no século XXI, é marcada pela convergência de tecnologias que diluem as fronteiras entre os domínios físicos, digitais e biológicos. Características chave incluem a Internet das Coisas (IoT), sistemas ciber-físicos, inteligência artificial e impressão 3D.
Aspectos distintos da Quarta Revolução Industrial:
- Interconectividade: Utilização da IoT para conectar máquinas, sistemas e ativos.
- Análise de Dados e Inteligência Artificial: Aplicação de big data e IA para análise preditiva e tomada de decisões em tempo real.
- Adaptação e Personalização: Capacidade dos sistemas de produção para oferecer personalização em massa.
- Automação Avançada: Emprego de robôs avançados e autônomos equipados com sensores e conectividade.
Respondendo à questão:
Entre as alternativas oferecidas, a que melhor reflete uma consequência da Terceira Revolução Industrial no sistema trabalhista é:
C - Maior oferta de mão de obra no setor terciário.
Esse fenômeno ocorre devido ao avanço da automação e das tecnologias de informação que levaram à transição da força de trabalho do setor secundário (industrial) para o terciário (serviços). Esse setor, que inclui TI, saúde, educação e serviços financeiros, expandiu-se devido à demanda por habilidades especializadas que são menos susceptíveis à automação total.
As outras opções não correspondem tão diretamente às tendências causadas pela Terceira Revolução Industrial:
- A e D contrariam as tendências observadas.
- B está mais alinhada com a Segunda Revolução Industrial.
- E é incorreta, pois houve um aumento na necessidade de qualificação técnica, não uma redução.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo