[Questão inédita] Com relação às doenças relacionadas ao tr...
I. doenças em que o trabalho é causa necessária, tipificadas pelas doenças profissionais, stricto sensu, e pelas intoxicações agudas de origem ocupacional correspondem ao grupo I de Schilling.
II. doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou preexistente, ou seja, concausa correspondem ao grupo II de Schilling.
III. doenças em que o trabalho pode ser um fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas pelas doenças comuns, mais frequentes ou mais precoces em determinados grupos ocupacionais correspondem ao grupo III de Schlling.
Marque a alternativa correta:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Categorias:
I - Trabalho como causa necessária
II - Trabalho como fator contributivo, mas não necessário
III - Trabalho como provocador ou agravador de uma doença já existente.
doenças em que o trabalho é causa necessária,
Gabarito B
Schilling I= o trabalho é o principal causador
Schilling. II= o trabalho contribui para que uma doença se agrave, Ex: cancer agravado por fumos.
Schilling III = O empregado poderia ter a doença fora do trabalho, mas a desenvolveu no trabalho. ex: alergia a água sanitária.
A Classificação de Schilling, com vistas a facilitar o processo de correlação entre a doença e o trabalho, divide as doenças ocupacionais em 3 grupos, que são assim definidos por Mendes (2013):
• Grupo I: doenças em que o trabalho é causa necessária, tipificadas pelas “doenças profissionais”, pelas intoxicações profissionais agudas.
• Grupo II: doenças em que o trabalho pode ser um fator de risco, contributivo, mas não necessário, exemplificadas por todas as doenças “comuns”, mais frequentes ou mais precoces em determinados grupos ocupacionais, sendo que, portanto, o nexo causal é de natureza eminentemente epidemiológica. A hipertensão arterial e as neoplasias malignas, em determinados grupos ocupacionais ou profissões.
• Grupo III: doenças em que o trabalho é provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida ou pré-existente, ou seja, concausa, tipificadas pelas doenças alérgicas de pele e respiratórias e pelos distúrbios mentais, em determinados grupos ocupacionais ou ocupações.
B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo