Era uma vez uma grande e linda pedra que havia sido polida p...
Um dia, olhando para a estrada sobre a qual haviam colocado diversas pedrinhas para reforçar a superficie, a pedra grande sentiu um enorme desejo de estar lá embaixo, junto às outras.
- Que estou eu fazendo aqui entre as flores? Quero viver com minhas irmäs. Acho que é um direito meu. Assim dizendo, moveu-se e rolou para baixo, terminando seu caprichoso percurso exatamente no meio das pedrinhas por cuja companhia tanto almejava.
Na estrada passavam carretas com rodas de ferro, cavalos que pisavam com força, camponeses de botas ferradas, rebanhos e manadas de animais. A bela pedra logo
se viu maltratada. Alguns a faziam rolar, outros batiam nela com os pés, outros ainda a chutavam para mais adiante. As vezes via-se toda suja de lama.
Olhando para olugar de onde viera, a pedra suspirou pela perda de sua solidão e teve, em vão, saudades da paz que outrora conhecera.
Esta fábula é dedicada aqueles que estupidamente saem da paz e do silêncio do verde campo para irem para a cidade, encontrando pessoas de maldade sem limites.
(Leonardo da Vinci: Fábulas e Lendas, S.Paulo, Circulo do Livro, 1972)
Para indicar a fala da pedra no texto, o narrador empregou para iniciar a frase:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é D - travessão.
Vamos entender o motivo:
O travessão (—) é frequentemente utilizado para indicar a fala de personagens em narrativas, especialmente em diálogos ou quando o narrador deseja destacar a voz de alguém. Neste caso, o narrador usa o travessão para iniciar a fala da pedra, diferenciando claramente a fala direta da narração.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas para entender por que elas não se aplicam aqui:
A - vírgula: A vírgula não é utilizada para iniciar falas de personagens. Ela serve principalmente para separar elementos dentro das frases ou para indicar pausas.
B - dois pontos: Os dois pontos podem introduzir uma fala direta, mas, no contexto do texto, eles não iniciam a fala em si. Geralmente, os dois pontos são seguidos por aspas ou travessões para indicar o início da fala.
C - aspas: As aspas também são usadas para indicar falas diretas ou citações. No entanto, no trecho específico do texto, o autor optou por usar o travessão, não aspas.
E - reticências: As reticências são utilizadas para indicar uma pausa, uma suspensão no pensamento ou um trecho omitido. Elas não iniciam falas de personagens.
Portanto, a alternativa correta é D - travessão, pois é o sinal de pontuação empregado pelo narrador para marcar o início da fala da pedra no texto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab-D- Travessão
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo