Leia as afirmativas a seguir: I. A remuneração do servidor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1655173 Direito Administrativo
Leia as afirmativas a seguir: I. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade. II. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar, salvo os casos em que o sigilo é permitido por lei. III. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A presente questão versa acerca dos servidores públicos, mais precisamente acerca do Código de Ética dos Servidores Públicos (Decreto 1.171/94)

 
I- CORRETO. DEC. 1.171/94, Seção I inc. IV - A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

O cargo público é criado por lei, e quem paga o salário são os cofres públicos, ou seja, toda a população, através dos tributos.


II- CORRETO. DEC. 1.171/94, Seção I inc. VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

Princípio da Publicidade: Todos os atos da administração pública devem chegar ao conhecimento da sociedade.

Exceções: atos que importem violação a intimidade, à segurança nacional e à segurança pública, relevante interesse coletivo.

III- CORRETO. DEC. 1.171/94, Seção I inc. VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

O Conselho Superior da AGU tem decisões voltadas para reconhecer e exigir do servidor público um padrão de comportamento moralmente adequado, mesmo além do estrito exercício das funções do cargo. A observância do princípio constitucional da moralidade e da conduta compatível com a probidade são exigências, verdadeiros deveres, do servidor público, mesmo nos atos da vida privada com dimensão ou desdobramento públicos.


Gabarito do Professor: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Sem comentários...

Todas as respostas se encontram no Codigo de ética dos Servidores Públicos Federais, Dec. 1171/94:

I- Seção I inc. IV - A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

II- Seção I inc. VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

III- Seção I inc. VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional.

Bons estudos!

Gab D - aos não assinantes - O Carlos Ribeiro trouxe as justificativas.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal:

Afirmativa I CORRETA. Neste sentido, Decreto 1.171/94, Capítulo I, Seção I, IV: “A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade”.

Afirmativa II CORRETA. De acordo com o Decreto 1.171/1994, Capítulo I, Seção I, VII: “Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar”.

Afirmativa II CORRETA. Conforme o Decreto 1.171/94 (Código de Ética do Servidor Público), em seu Anexo I, inciso VI: “A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional”.

Ante o exposto, todas as afirmativas estão corretas.

GABARITO: D.

Sobre a III: É por isso que exige a conduta ilibada. Se quer ser servidor público deve SIM por obrigação ser ético, é pra isso que existe investigação social, se sua vida não importasse não se faria necessário ter boa conduta pessoal. Todas afirmativas certas!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo