Um paciente de 37 anos de idade apresenta dor em fossa ilía...
Um paciente de 37 anos de idade apresenta dor em fossa ilíaca esquerda de início há uma semana e piora progressiva. Refere, ainda, diarreia e episódios de febrícula. Relata história familiar de mãe e irmãos com cirurgias por causa de diverticulite complicada. No momento do exame físico, apresenta sinais vitais estáveis e dor difusa à palpação abdominal, pior em fossa ilíaca esquerda, e sem sinais de irritação peritoneal. O paciente é previamente hígido, nunca realizou cirurgias prévias, não tem alergias medicamentosas e não faz uso de medicações contínuas. Informa episódio de diverticulite aguda no passado, com tratamento conservador. A tomografia de abdome indica espessamento da parede do cólon sigmoide, sem coleções intra-abdominais, sem sinais de perfuração e diversos divertículos colônicos.
A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Após resolução do quadro agudo, o paciente deve ser
orientado a não realizar colonoscopia pelos próximos
dois anos e a não ingerir sementes.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão apresentada e entender por que a resposta correta é a alternativa E - errado.
Tema central da questão: O caso clínico descreve um paciente com suspeita de diverticulite aguda. É importante entender os princípios do manejo e seguimento dessa condição, além de desmistificar algumas condutas frequentemente discutidas, como o uso de colonoscopia e a ingestão de sementes.
Justificativa para a alternativa correta:
- Colonoscopia: Após a resolução de um quadro agudo de diverticulite, recomenda-se a realização de uma colonoscopia para excluir outras patologias, como câncer colorretal, especialmente se houver sinais de alarme ou se o paciente tem mais de 50 anos. Não há uma regra que proíba a colonoscopia por dois anos; na verdade, ela é recomendada após seis semanas da resolução do quadro agudo.
- Ingestão de sementes: Estudos recentes indicam que o consumo de sementes e alimentos como nozes não aumenta o risco de recorrência de diverticulite. Portanto, não há necessidade de restringir a ingestão desses alimentos.
Examinando a alternativa incorreta: A sugestão de não realizar colonoscopia por dois anos e evitar sementes está incorreta e desatualizada. As orientações atuais visam identificar outras condições por meio de colonoscopia e não restringir alimentos sem evidências de benefício.
Portanto, a resposta correta é E - errado, pois as orientações não estão de acordo com as práticas baseadas em evidências.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Colonoscopia pode ser feita após 4-6 semanas do quadro de diverticulite aguda.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo