Um adolescente de 13 anos de idade apresenta febre persisten...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1684974 Medicina
Um adolescente de 13 anos de idade apresenta febre persistente (> 38 °C) há três dias, diarreia, vômitos, conjuntivite não purulenta e exantema polimórfico. Verificam-se os seguintes sinais vitais: FC = 120 bpm; FR = 23 irpm; SatO2 = 90%; e PA = 88 mmHg x 65 mmHg. A avó dele, internada por Covid-19 há uma semana, mora no mesmo domicílio.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Caso sejam observados sinais de baixo débito ou disfunção ventricular, é indicado prescrever inotrópicos de escolha, como a dobutamina ou milrinona.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação do texto está incorreta. A prescrição de inotrópicos não é indicada nesse caso, pois o adolescente apresenta sintomas compatíveis com a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), que está relacionada à infecção pelo SARS-CoV-2 e é caracterizada por febre persistente, exantema polimórfico, conjuntivite não purulenta, diarreia, vômitos e alterações hemodinâmicas. Nesse contexto, a abordagem terapêutica inclui suporte clínico, cuidados intensivos e tratamento de suporte, que podem incluir o uso de corticosteroides, imunoglobulina intravenosa e anticoagulantes, dependendo do quadro clínico. É importante ressaltar que a prescrição de inotrópicos deve ser feita com critério, levando em consideração as indicações e contraindicações de cada medicamento, e não deve ser uma abordagem padrão para todas as situações de baixo débito ou disfunção ventricular.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo