Na sentença: “E para as que planejam engravidar, a recomenda...
Zika: Agência dos EUA pede que grávidas evitem Brasil e outros países da AL
Camilla Costa - @camillacostaDa BBC Brasil em São Paulo 15 janeiro 2016
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC) recomendou que gestantes evitassem viajar para o Brasil e outros 13 países da América Latina onde há transmissão do zika vírus, por causa dos casos de microcefalia em bebês que estão sendo relacionados à doença.
Na noite de sexta-feira, o CDC — principal agência voltada para proteção da saúde pública nos Estados Unidos — atualizou seus alertas para pessoas que pretendem viajar a Brasil, Colômbia, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Suriname, Venezuela e Porto Rico.
Os alertas já recomendavam medidas de proteção contra a doença nesses países, mas foram atualizados com informações sobre possíveis efeitos em gestantes.
"O zika vírus pode passar da mulher grávida para o bebê. Há relatos de um sério defeito no cérebro chamado microcefalia e de outros problemas em bebês de mulheres que foram infectadas pelo virus na gravidez", diz O texto.
Para as grávidas em qualquer trimestre da gestação, o CDC recomenda adiar a viagem para algum destes países. E para as que planejam engravidar, a recomendação é conversar com seus médicos sobre os riscos.
Em entrevista à BBC Brasil um dia antes da atualização do alerta, o diretor da Divisão de doenças transmitidas por vetores do CDC, Lyle Petersen, afirmou que o Brasil não seria o único país ao qual a recomendação se referiria, apesar de ter sido o primeiro país do hemisfério ocidental a registrar uma epidemia do zika vírus e o único, até o momento, a detectar casos de microcefalia associados à doença.
"O Brasil foi o país do continente que primeiro teve uma epidemia de zika. Mas pode ser razoável assumir que o pior já tenha passado, enquanto que em outros países, ainda pode estar começando", disse.
Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160115_cdc_zika_atualizacao_cc
Na sentença: “E para as que planejam engravidar, a recomendação é conversar com seus médicos sobre os riscos”, assinale a alternativa que NÃO substitui corretamente a palavra destacada: