Carmen y su hija Rosa hacen planes para mañana sábado. Indi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1705135 Espanhol
Carmen y su hija Rosa hacen planes para mañana sábado. Indique el comentario que Carmen le hizo a Rosa, utilizando la conjunción correcta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Em espanhol, palavras ou expressões que atuam como advérbios ou conjunções podem nos confundir bastante, já que o sentido embutido nelas muda consideravelmente o conteúdo que é informado. Assim, é necessário ter ação ao significado dos advérbios (finalmente, además, luego), da locução adverbial (en definitiva) e da conjunção (aunque) presentes nas opções desta questão para dar uma resposta adequada ao exercício.

A) Finalmente é um advérbio que indica “em último lugar." Ele costuma introduzir orações em que outros items já tenham sido elencados. Na opção A, não existem elementos anteriores a “llueva", o que torna o uso deste advérbio aqui incoeso. INCORRETO.

B) Luego é um advérbio de tempo que indica “depois, mais tarde."  A frase com esse sentido ficaria: “Depois que chova, amanhã iremos à praia." Note que há uma pequena confusão acerca do momento em que a pessoa vai à praia: depois da chuva (neste caso, está chovendo hoje? E continuará chovendo até amanhã?) ou amanhã, após a chuva (neste caso, como é possível ter certeza de que a chuva passará?). A pouca clareza do trecho não deixa dúvidas de que esta não é a melhor opção para completar a frase. INCORRETA.

C) En definitiva é uma locução adverbial que indica conclusão. Desta forma, o sentido da frase fica semelhante ao visto na análise da opção B: depois da chuva (neste caso, está chovendo hoje? E continuará chovendo até amanhã?) ou amanhã, após a chuva (neste caso, como é possível ter certeza de que a chuva passará?). A pouca clareza do trecho não deixa dúvidas de que esta não é a melhor opção para completar a frase. INCORRETA.

D) Además expressa quantidade, acrescenta informações a outras, já expostas. É similar ao “além de", em língua portuguesa. Assim, temos o seguinte sentido: “Além de chover, amanhã iremos à praia." A construção da frase causa estranheza, porque “além de" costuma ser associado a diversas ações que o sujeito realiza; por outro lado, “chover" não é uma ação realizável por um ser humano. Pela incoerência, esta opção está inadequada. INCORRETA.

E)  Aunque é uma conjunção usada como contraponto entre duas situações desfavoráveis entre si. Com o uso deste vocábulo, temos o seguinte sentido: “Ainda que chova, iremos à praia amanhã." A chuva é desfavorável ao passeio programado, porém ela não será empecilho para ele, que acontecerá de qualquer maneira. Vê-se que a coerência e a coesão são mantidas com esta opção, motivo pelo qual ela é adequada. CORRETA.

Gabarito da Professora: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

AUNQUE - EMBORA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo