Levando em consideração que o conceito de integridade (compl...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2276798 Administração Pública
Levando em consideração que o conceito de integridade (compliance) representa a condição das agências públicas ou corporativas que operam em estrita conformidade com os princípios e as normas que regem sua administração, analise as afirmativas a seguir.

I. Manter um elevado nível de integridade pública e corporativa e desenvolver uma cultura organizacional baseada em elevados valores e padrões de conduta é uma política fundamental para o desenvolvimento de todo o Estado. Com esse propósito, os programas de integridade reúnem um conjunto de ações voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de atos e fraudes de corrupção governamental.

II. No Brasil, os programas de integridade visam assegurar a conformidade com os princípios éticos (ética) e a observância das leis e normas aplicáveis (compliance). A terminologia empregada pela legislação brasileira (Lei Anticorrupção, Decreto da Governança e Lei das Estatais) denomina os sistemas de compliance, de forma genérica, como programas de integridade; mas ambos se referem à conformidade com os requisitos (deve observar) e compromissos (escolhe observar) da organização.

III. Há basicamente dois mecanismos de integridade em uma organização: a ética, derivada de uma percepção objetiva sancionadora externa e focada na organização, e o compliance, derivado de uma lógica subjetiva interna da consciência individual.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para a resolução dessa questão, faz-se necessário o conhecimento sobre compliance.
Diante disso, vamos à uma breve explicação.
As políticas de compliance referem-se ao cumprimento de regras pré-estabelecidas (normas, leis, regras de controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. Portanto, estar em compliance é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos da organização ou instituição.
Segundo o código das melhores práticas de governança corporativa, o programa de compliance de uma organização deve abranger um conjunto de mecanismos e procedimentos, políticas, diretrizes, código de conduta, canal de denúncias como o intuito de prevenir, detectar e sanar desvios de conduta, fraudes, atos de corrupção, lavagem de dinheiro, atos ilícitos praticados contra a administração pública. Além disso, deve alinhar a atuação de todos na organização com os princípios, valores e propósito dela e promover uma cultura de integridade.
Já o código de ética, é o conjunto de normas internas que visa consolidar as boas práticas de governança corporativa, promovendo os princípios e valores éticos.
Posto isso, vamos à análise da questão.
I) Certo. Manter um elevado nível de integridade pública e corporativa e desenvolver uma cultura organizacional baseada em elevados valores e padrões de conduta é uma política fundamental para o desenvolvimento de todo o Estado. Com esse propósito, os programas de integridade reúnem um conjunto de ações voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de atos e fraudes de corrupção governamental.
II) Certo. No Brasil, os programas de integridade visam assegurar a conformidade com os princípios éticos (ética) e a observância das leis e normas aplicáveis (compliance). A terminologia empregada pela legislação brasileira (Lei Anticorrupção, Decreto da Governança e Lei das Estatais) denomina os sistemas de compliance, de forma genérica, como programas de integridade; mas ambos se referem à conformidade com os requisitos (deve observar) e compromissos (escolhe observar) da organização.
III) Errado. O código de ética, é o conjunto de normas internas que visa consolidar as boas práticas de governança corporativa, promovendo os princípios e valores éticos.

Gostou do comentário? Deixe seu like!


Gabarito do Professor: Letra C.


Fonte:
Crepaldi, Silvio Aparecido - Auditoria Contábil: teoria e prática. – Silvio Aparecido Crepaldi e Guilherme Simões Crepaldi - 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2016.
Código de Melhores Práticas de Governança Corporativa / Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - 6. ed. - IBGC. - São Paulo, SP: IBGC, 2023.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nesta questão só consegui achar o erro na opção 3 , pois a ética é uma atributo subjetivo. O que é ético para mim pode não ser para você. Já o termo compliance é algo mais objetivo ,pois precisa estar de acordo.

III. Há basicamente dois mecanismos de integridade em uma organização: a ética, derivada de uma percepção objetiva sancionadora externa e focada na organização, e o compliance, derivado de uma lógica subjetiva interna da consciência individual

GAB. C

ERRO DO ITEM III, Ética é objetiva que também pode está relacionada ao comportamento ou consciência interna do individuo. Assim, como a COMPLIACE algo que estar em conformidade com as regras prevista em normas internas ou externas, evitando desvio de condutas ilícitas.

A afirmativa correta é:

C) I e II.

Explicação:

I. A afirmativa destaca a importância da integridade pública e corporativa, assim como os programas de integridade que envolvem a prevenção, detecção, punição e remediação de atos de corrupção. Isso está alinhado com o conceito de integridade e a necessidade de desenvolver uma cultura organizacional baseada em elevados valores e padrões de conduta.

II. A afirmativa destaca que no Brasil, os programas de integridade têm como objetivo assegurar a conformidade ética e a observância das leis e normas aplicáveis. Também menciona que a legislação brasileira utiliza a terminologia "programas de integridade" para se referir a sistemas de compliance, indicando que ambos têm como foco a conformidade com requisitos éticos e legais.

III. A afirmativa apresenta uma distinção entre a ética e o compliance como mecanismos de integridade, destacando a ética como uma percepção objetiva externa sancionadora e o compliance como uma lógica subjetiva interna da consciência individual. Essa distinção não é comum na literatura de compliance e integridade, portanto, essa parte da afirmativa pode ser considerada incorreta.

partiu #ALERS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo