Considerando a Lei nº 14.133/2021 – Nova Lei de Licitações e...
( ) Para a contratação de serviços de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal com profissionais de notória especialização deverá ser conduzida licitação na modalidade concurso.
( ) É cláusula necessária em todo contrato a que estabeleça o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
( ) A aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos é uma hipótese em que a Lei permite a contratação direta.
( ) Os contratos celebrados com a Administração Pública são regidos exclusivamente pelos preceitos de direito público, não lhes aplicando qualquer conceito atinente aos contratos de direito privado.
A sequência está correta em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para a contratação de serviços de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal com profissionais de notória especialização deverá ser conduzida licitação na modalidade concurso.
Falsa. O artigo 6º, XXXIX, da Lei nº 14.133/2021 determina que concurso é a modalidade de licitação para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão de prêmio ou remuneração ao vencedor. Assim, concurso não é a modalidade licitatória adequada para contratação de serviços.
Já o artigo 74, III, “f" , da Lei nº 14.133/2021 determina que, quando inviável a competição, na contratação de serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização consistente em treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, a licitação será inexigível.
É cláusula necessária em todo contrato a que estabeleça o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
Verdadeira. De acordo com o artigo 32, VIII, da Lei nº 14.133/2021 determina que é clausula necessária em todo contrato administrativo o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
A aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos é uma hipótese em que a Lei permite a contratação direta.
Verdadeira. De acordo com o artigo 74, I, da Lei nº 14.133/2021, é possível a contratação direta, sendo inexigível a licitação, quando inviável a competição, no caso de aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos
Os contratos celebrados com a Administração Pública são regidos exclusivamente pelos preceitos de direito público, não lhes aplicando qualquer conceito atinente aos contratos de direito privado.
Falsa. Na forma do artigo 89 da Lei nº 14.133/2021, os contratos de que trata esta Lei regular-se-ão pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, e a eles serão aplicados, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
Gabarito do professor: C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO - C CORRETO
(F) Para a contratação de serviços de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal com profissionais de notória especialização deverá ser conduzida licitação na modalidade concurso.
Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:
III - contratação dos seguintes serviços técnicos especializados de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(V) É cláusula necessária em todo contrato a que estabeleça o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
Art. 92. São necessárias em todo contrato cláusulas que estabeleçam:
VIII - o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica;
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(V) A aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos é uma hipótese em que a Lei permite a contratação direta.
Art. 74. É inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de:
I - aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos;
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(F) Os contratos celebrados com a Administração Pública são regidos exclusivamente pelos preceitos de direito público, não lhes aplicando qualquer conceito atinente aos contratos de direito privado.
Art. 89. Os contratos de que trata esta Lei regular-se-ão pelas suas cláusulas e pelos preceitos de direito público, e a eles serão aplicados, supletivamente, os princípios da teoria geral dos contratos e as disposições de direito privado.
A resposta correta é a letra C. F, V, V, F. Vejamos:
- A primeira afirmativa é falsa, pois a contratação de serviços de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal com profissionais de notória especialização é uma hipótese de inexigibilidade de licitação, prevista no art. 74, inciso II, da Lei nº 14.133/2021. A modalidade concurso é destinada à escolha de trabalhos técnicos, científicos ou artísticos, conforme o art. 28, inciso III, da mesma lei.
- A segunda afirmativa é verdadeira, pois o art. 92, inciso VIII, da Lei nº 14.133/2021 estabelece que é cláusula necessária em todo contrato a que estabeleça o crédito pelo qual correrá a despesa, com a indicação da classificação funcional programática e da categoria econômica.
- A terceira afirmativa é verdadeira, pois o art. 75, inciso I, da Lei nº 14.133/2021 permite a contratação direta por inexigibilidade de licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial para a aquisição de materiais, de equipamentos ou de gêneros ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos.
- A quarta afirmativa é falsa, pois o art. 91, caput, da Lei nº 14.133/2021 dispõe que os contratos celebrados com a Administração Pública são regidos pelos preceitos de direito público e, supletivamente, pelos princípios da teoria geral dos contratos e pelas disposições de direito privado, desde que não contrariem os preceitos de direito público. Portanto, há uma aplicação subsidiária do direito privado aos contratos administrativos, quando não conflitarem com o regime jurídico administrativo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo