As Políticas Públicas de Alimentação e Nutrição são norteado...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
Tema Central: A questão aborda as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, com foco na prevenção e controle de distúrbios nutricionais. Para resolver a questão, é necessário conhecer os princípios e diretrizes dessa política, como a vigilância nutricional, suplementação, e intervenções para diferentes deficiências nutricionais.
Análise da Alternativa Correta:
Alternativa D: A afirmação sobre a Hipovitaminose A está correta. A abordagem para essa deficiência envolve a aplicação de megadoses de retinol em áreas de risco, promoção do consumo de alimentos ricos em vitamina A e, se necessário, o enriquecimento de alimentos. Essas ações visam prevenir a deficiência de vitamina A, que é crucial para a saúde ocular e o sistema imunológico.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Está incorreta porque, além da vigilância do crescimento, é recomendado o controle de doenças coexistentes e a vigilância dos contatos, como gestantes e nutrizes em risco nutricional. A desnutrição exige uma abordagem integrada e abrangente.
Alternativa B: Errada. O tratamento da anemia por carência de ferro não se limita ao uso exclusivo de ferro medicamentoso; também envolve ações de educação nutricional e a fortificação de alimentos. Além disso, não há referências que a Coordenação Geral das Políticas de Alimentação e Nutrição (CGPAN) tenha sido instituída em 2020 com essa finalidade específica.
Alternativa C: Incorreta. A iodação é uma medida populacional amplamente recomendada para prevenir distúrbios causados pela deficiência de iodo, mas é realizada principalmente no sal de cozinha, não na água ou em alimentos de origem vegetal. Os distúrbios de iodo estão mais relacionados ao funcionamento da tireoide, não diretamente a doenças inflamatórias intestinais.
Alternativa E: Incorreta. A prevenção da obesidade e doenças crônicas não-transmissíveis não se limita a momentos de aumento de morbidade e mortalidade na população economicamente ativa. As políticas de saúde pública promovem a saúde e o controle nutricional de forma contínua e abrangente, independentemente da faixa etária ou da situação econômica.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo