De acordo com Carmagnani (2017), os curativos se classificam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2274346 Enfermagem
De acordo com Carmagnani (2017), os curativos se classificam em: curativo em ferida aberta; curativo em ferida operatória e curativo em inserção de cateter venoso central. Neste sentido, avalie as proposições a seguir:

I- O curativo em ferida operatória tem o objetivo de promover ambiente adequado para a reparação tecidual, sem complicações.

II- As trocas de curativos em inserção de cateter venoso central dos pacientes pediátricos devem ser evitadas, em razão da possibilidade de deslocamento do cateter. Elas devem ser efetuadas quando os curativos estiverem com sua integridade comprometida, sujos, úmidos ou de acordo com o quadro clínico do paciente.

III- Sobre o curativo em ferida aberta, descarte o curativo anterior e todo o material utilizado durante o procedimento em saco plástico. Despreze o saco plástico com resíduos na lixeira para lixo infectante, o material perfurocortante na caixa apropriada e acondicione o material permanente em local apropriado até o encaminhamento à Central de Desinfecção e Esterilização.

Após análise das proposições apresentadas, é CORRETO o que se afirma em:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A - I, II e III

Vamos analisar cada proposição detalhadamente para entender por que a alternativa A é a correta.

Proposição I: "O curativo em ferida operatória tem o objetivo de promover ambiente adequado para a reparação tecidual, sem complicações."

Essa proposição está correta. O curativo em ferida operatória é realizado com o objetivo de criar um ambiente propício para a cicatrização, protegendo a ferida contra contaminações e outras complicações. O ambiente adequado inclui manter a ferida limpa, úmida e protegida, o que facilita a regeneração tecidual.

Proposição II: "As trocas de curativos em inserção de cateter venoso central dos pacientes pediátricos devem ser evitadas, em razão da possibilidade de deslocamento do cateter. Elas devem ser efetuadas quando os curativos estiverem com sua integridade comprometida, sujos, úmidos ou de acordo com o quadro clínico do paciente."

Essa proposição está correta. Em pacientes pediátricos, a troca de curativos de cateter venoso central deve ser realizada com muito cuidado para evitar o deslocamento do cateter. As trocas são indicadas apenas quando o curativo está sujo, úmido, com a integridade comprometida ou conforme o quadro clínico do paciente, para minimizar riscos de infecção e deslocamento.

Proposição III: "Sobre o curativo em ferida aberta, descarte o curativo anterior e todo o material utilizado durante o procedimento em saco plástico. Despreze o saco plástico com resíduos na lixeira para lixo infectante, o material perfurocortante na caixa apropriada e acondicione o material permanente em local apropriado até o encaminhamento à Central de Desinfecção e Esterilização."

Essa proposição está correta. O descarte adequado de materiais utilizados em curativos é essencial para a prevenção de infecções e contaminações. O curativo anterior e os materiais utilizados devem ser descartados corretamente: resíduos em saco plástico vão para a lixeira de lixo infectante, materiais perfurocortantes na caixa apropriada e materiais permanentes encaminhados à Central de Desinfecção e Esterilização.

Alternativas Incorretas:

B - I e III apenas: Incorreta porque a proposição II também está correta.

C - II apenas: Incorreta porque as proposições I e III também estão corretas.

D - I e II apenas: Incorreta porque a proposição III também está correta.

E - II e III apenas: Incorreta porque a proposição I também está correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O gabarito correto para essa questão é a alternativa A, que afirma que todas as proposições I, II e III estão corretas. A proposição I está correta porque o curativo em ferida operatória é realmente focado em manter um ambiente adequado para a reparação tecidual, ou seja, para a cura da ferida, sem complicações secundárias como infecções. A proposição II tem outro aspecto importante nos cuidados com curativos, desta vez em relação à inserção de cateter venoso central em pacientes pediátricos. A troca do curativo deve ser evitada ao máximo para diminuir o risco de deslocamento do cateter, que pode levar a complicações graves. A troca deve ser realizada quando houver comprometimento da integridade do curativo, como sujeira ou umidade, ou conforme a situação clínica do paciente. A proposição III está correta e enfatiza a necessidade de descarte adequado de curativos e materiais usados no procedimento de curativo em ferida aberta. A importância dessa ação é evitar a contaminação do ambiente e de outras pessoas, mantendo um ambiente limpo e facilitando a cura da ferida. Portanto, todas as proposições estão corretas, tornando a alternativa A a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo