Estimar os custos de um projeto é uma tarefa de extrema imp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1102776 Gerência de Projetos
Estimar os custos de um projeto é uma tarefa de extrema importância no gerenciamento de projetos cujo objetivo é aproximar os recursos financeiros disponíveis das atividades que serão executadas no projeto. A estimativa que consiste no processo de estimar os custos das atividades individuais no cronograma e então adicioná-los em conjunto para apresentar uma estimativa total para o pacote de trabalho é denominada de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão apresentada é a Alternativa D - bottom-up.

O tema da questão está relacionado ao processo de estimativa de custos no gerenciamento de projetos. Este processo é fundamental para garantir que os recursos financeiros estejam alinhados com as atividades planejadas, possibilitando uma execução eficiente do projeto. A questão busca verificar o entendimento sobre diferentes métodos de estimativa de custos.

Justificação da alternativa correta:

A estimativa bottom-up é caracterizada por uma abordagem detalhada, onde os custos são estimados a partir do nível mais baixo de atividades no cronograma. Ou seja, os custos das atividades individuais são calculados com precisão e, em seguida, agregados para fornecer uma estimativa total para cada pacote de trabalho. Esse método é útil quando se busca precisão, pois considera detalhes específicos de cada atividade.

Alternativas incorretas:

  • Alternativa A - paramétrica: Este método utiliza algoritmos ou relações estatísticas para calcular custos com base em parâmetros históricos e dados quantitativos. É diferente do bottom-up pois não foca nos detalhes individuais das atividades.
  • Alternativa B - análoga: A estimativa análoga se baseia em comparações com projetos anteriores semelhantes. É uma abordagem menos detalhada que o bottom-up e mais adequada para estimativas iniciais rápidas.
  • Alternativa C - sistêmica: Não é um termo comumente utilizado em metodologias de estimativa de custos em gerenciamento de projetos. Pode ser uma distração na questão.
  • Alternativa E - três pontos: Este método envolve a estimativa de três valores (otimista, mais provável e pessimista) para calcular uma média ponderada. É uma técnica diferente que visa lidar com incertezas.

Entender as características de cada método de estimativa de custos é crucial para a escolha correta em diferentes contextos de projetos. A abordagem bottom-up é geralmente a mais precisa, mas também a mais intensiva em termos de recursos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Item D

Bottom-up

Segundo Kim Heldman, a estimativa bottom-up é um processo de estimar os custos das atividades individuais no cronograma e então adicioná-los em conjunto para apresentar uma estimativa total para o pacote de trabalho. Processo de estimativa individual das atividades ou custos e agregação das mesmas em um total. É um método mais confiável de cálculo, pois as estimativas no nível das atividades são precisas.

Fonte: https://escritoriodeprojetos.com.br/estimativa-bottom-up

Bons Estudos!

Estimativa paramétrica

-É um método de base quantitativa que multiplica a quantidade de trabalho pelo seu valor.

-Utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis para calcular uma estimativa para parâmetros da atividade, como custo, orçamento e duração. A modelagem paramétrica é uma forma de estimativa top-down.

 Estimativa análoga

-Também chamadas de estimativas top-down, são uma forma de opinião especializada;

-Usa-se a duração real de uma atividade similar realizada num projeto anterior para projetar a duração da atividade atual;

-São usadas para prever a duração total do projeto;

-São interessantes logo no ínicio do processo de Planejamento do projeto, quando todos os detalhes estão apenas começando a ser especificados;

Estimativa de três pontos

-Utilizam a média entre as seguintes estimativas para se chegar à estimativa final:

§ Mais provável: assume que não existem desastres e que a atividade pode ser concluída conforme o planejado;

§ Otimista: apresenta o período de tempo mais curto para a conclusão da atividade;

§ Pessimista: assume que o pior pode vir a acontecer e que se levará mais tempo do que o previsto para a conclusão da atividade;

Estimativa bottom-up

Estima-se cada atividade ou item de trabalho separadamente para depois reuni-las ou agrega-las em uma estimativa de custo total do projeto. Essa não é uma forma alternativa adequada para fazer uma estimativa dos custos do projeto na fase de Iniciação, data a inexistência de dados suficientes nessa etapa para aplicação da técnica. Em seu lugar use a técnica top-down – estimativa análoga – quando houver necessidade de uma estimativa de custos logo no começo da fase de seleção de projetos. Estimativas bottom-up geralmente fornecerão as estimativas de custos mais exatas, mas é a técnica de estimativa mais demorada.

Alternativa: D

Gab D

A estimativa bottom-up é um método para estimar um componente do trabalho. O custo de cada pacote de trabalho ou de atividades é estimado com o maior nível de detalhes especificados. O custo detalhado é então sumarizado ou agregado para níveis mais altos, para ser utilizado em subsequentes relatórios e rastreamento. O custo e a exatidão da estimativa de custos bottom-up geralmente são influenciados pelo tamanho ou outros atributos de cada atividade ou pacote de trabalho.

PMBOK 6ª edição.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo