Com relação à atividade de descrição, julgue o item subseque...
De acordo com a Norma Geral Internacional de Descrição ISAD(G), a informação acerca da procedência do acervo descrito é um dos elementos essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Código de referência
Data(s)
Dimensão da unidade de descrição
Nível de descrição
Produtor
Título
A procedência não é, portanto, um desses elementos.
Dica: para facilitar, tente lembrar dos itens obrigatórios, tanto da ISAD(G) quanto das outras normas, em ordem alfabética.
Fonte: Conselho Internacional de Arquivos ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final aprovada pelo CIA. – Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.
Gabarito do Professor: errada
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado! Procedência não é item obrigatório.
ISAD(G):
Apenas alguns elementos são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva: a) código de referência;
b) título;
c) produtor;
d) data(s);
e) dimensão da unidade de descrição; e
f) nível de descrição.
Fonte: http://conarq.gov.br/images/publicacoes_textos/isad_g_2001.pdf (pág 13)
Resposta: E) Errado.
A questão parece tentar induzir o candidato a considerar "procedência" como sinônimo de "produtor".
Segundo a lista da ISAD-G com os elementos considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva, o "produtor" é, de fato, um dos elementos listados. O que poderia levar o candidato a considerar a resposta como Certo.
É bastante comum que bancas examinadoras empreguem termos de maneira precisa para testar a familiaridade e o entendimento do candidato sobre um tema. No contexto da arquivologia, "procedência" e "produtor" têm conotações específicas e distintas. Embora os dois estejam relacionados, na arquivologia eles não são sinônimos.
- Produtor: Refere-se à entidade (pessoa, família ou organização) que produziu, acumulou e/ou manteve os documentos de arquivo em curso de suas atividades.
- Procedência: Refere-se à relação original dos documentos de arquivo, independentemente de sua atual custódia ou localização.
Nesta questão, a banca utilizou o termo "procedência", mas a ISAD-G menciona o "produtor" como um dos elementos essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva. Portanto, a afirmativa da questão está Errada. A banca, nesse caso, parece ter se valido de uma precisão terminológica para avaliar o conhecimento e a atenção dos candidatos em relação à norma. As bancas frequentemente usam nuances linguísticas ou terminológicas para tornar as questões mais desafiadoras e avaliar o domínio do candidato sobre o assunto. É sempre crucial ler as questões com atenção e considerar a literalidade dos termos, especialmente ao lidar com normas e regulamentações.
Texto retirado da ISAD-G (página 13)
I.12 Todos os 26 elementos abrangidos por estas regras gerais podem ser utilizados, mas somente um conjunto deles precisa sê- lo numa dada descrição. Apenas alguns elementos são considerados essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva:
a) código de referência;
b) título;
c) produtor;
d) data(s);
e) dimensão da unidade de descrição; e
f) nível de descrição.
O CORRETO SERIA PRODUTOR E NÃO PROCEDÊNCIA!
Procedência não é item obrigatório.
Procedência não é item obrigatório.
Procedência não é item obrigatório.
Procedência não é item obrigatório.
Procedência não é item obrigatório.
Procedência não é item obrigatório.
Procedência não é item obrigatório.
Procedência não é item obrigatório.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo