Com relação ao texto 7, analise as proposições a seguir e at...
Texto 7
Psicóloga explica as causas e os sintomas da Síndrome do Regresso
A Síndrome do Regresso acontece quando você volta para casa após estudar no exterior, trabalhar ou qualquer outro tipo de estadia prolongada. Criado pelo neuropsiquiatra Dr. Décio Nakagawa, o termo serve para dar nome a este período de readaptação. E ele é mais comum do que pode se imaginar: “A Síndrome do Regresso acontece com a maior parte das pessoas que retorna ao seu país de origem”, diz Juliana Polydoro, psicóloga e mestre em Psicologia da Saúde. A profissional, que também é colunista do site e-Dublin, explicou as causas da Síndrome e como lidar com o período para amenizar os sintomas.
Fonte: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no-exterior/psicologa-explica-as-causas-os-sintomas-sindrome-regresso.htm
Com relação ao texto 7, analise as proposições a seguir e atribua V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) No período: “Criado pelo neuropsiquiatra Dr. Décio Nakagawa, o termo serve para dar nome a este período de readaptação.”, a oração destacada é reduzida de particípio.
( ) Aoração “que também é colunista do site e-Dublin” intercala a oração principal do período, por isso aparece entre vírgulas.
( ) No período: “A Síndrome do Regresso acontece com a maior parte das pessoas que retorna ao seu país de origem”, a oração destacada explica o grupo que mais é atingido pelo Síndrome do Regresso.
( ) De acordo com a gramática normativa, a oração “que também é colunista do site e-Dublin” se classifica como uma oração subordinada adjetiva restritiva.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema Central da Questão:
Esta questão aborda a análise e interpretação de orações em um texto, com ênfase na identificação de tipos de orações subordinadas e no uso correto da pontuação. Para resolvê-la, é necessário compreender conceitos de gramática como orações reduzidas, orações subordinadas adjetivas (explicativas e restritivas) e o uso de vírgulas para isolar orações intercaladas.
Alternativa Correta:
Alternativa D - V, F, F e F.
A explicação detalhada é a seguinte:
1ª Proposição: A oração "Criado pelo neuropsiquiatra Dr. Décio Nakagawa" é, de fato, uma oração reduzida de particípio. O uso do particípio "Criado" é característico das orações reduzidas, que não utilizam conectivos explícitos como "que foi criado". Por isso, esta proposição é Verdadeira.
2ª Proposição: A oração "que também é colunista do site e-Dublin" está entre vírgulas porque intercala a oração principal do período. Este uso da vírgula é típico de orações adjetivas explicativas, que fornecem informações adicionais sem alterar o sentido principal. Assim, esta proposição é Falsa, pois é uma explicativa, não restritiva.
3ª Proposição: A oração "que retorna ao seu país de origem" explica e especifica as pessoas que experimentam a síndrome, mas não é uma explicação de um grupo já definido. A oração é, na verdade, uma adjetiva restritiva. Portanto, esta proposição é Falsa.
4ª Proposição: A oração "que também é colunista do site e-Dublin" está classificada erroneamente como subordinada adjetiva restritiva. Como está intercalada e fornece uma informação adicional sem mudar o sentido da frase, ela é uma oração adjetiva explicativa. Portanto, esta proposição é Falsa.
Conclusão:
Compreender o uso de orações reducidas, a diferença entre orações adjetivas explicativas e restritivas, e o uso correto da pontuação é essencial para resolver questões como esta. Pratique a análise de orações em diferentes contextos para melhorar sua capacidade de identificar e interpretar cada tipo corretamente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: LETRA C
(V) No período: “Criado pelo neuropsiquiatra Dr. Décio Nakagawa, o termo serve para dar nome a este período de readaptação.”, a oração destacada é reduzida de particípio → correto, temos uma oração subordinada adjetiva reduzida do particípio (terminação -ado: criado).
(V) A oração “que também é colunista do site e-Dublin” intercala a oração principal do período, por isso aparece entre vírgulas → correto, temos uma oração subordinada adjetiva explicativa (entre pontuação).
(F) No período: “A Síndrome do Regresso acontece com a maior parte das pessoas que retorna ao seu país de origem”, a oração destacada explica o grupo que mais é atingido pelo Síndrome do Regresso → incorreto, ela é uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem pontuação). Ela restringe e não explica.
(F) De acordo com a gramática normativa, a oração “que também é colunista do site e-Dublin” se classifica como uma oração subordinada adjetiva restritiva → incorreto, temos uma oração subordinada adjetiva explicativa (entre pontuação). Ela explica algo.
→ EXPLICATIVA (=ENTRE PONTUAÇÃO);
→ RESTRITIVA (=SEM PONTUAÇÃO).
☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Gabarito é letra D, oração intercalada é diferente de oração adjetiva explicativa, esta não está intercalada, pois o seu lugar na oração é exatamente depois do termo que ela quer explicar, tomem cuidado com algumas explicações do Arthur.
CUIDADO
O comentario do colega Arthur Carvalho está incorreto e aponta o gabarito de forma incorreta.
O gabarito da questão é a alternativa D, a qual não possui vícios.
Na segunda assertiva temos uma oração subordinada adjetiva explicativa, e não uma oração intercalada, são conceitos diferentes, não devem ser confundidos.
Tem é muita gente com inveja do Arthur em!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo