Em face do caráter estratégico relacionado à qualidade de v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1072232 Educação Física

Em face do caráter estratégico relacionado à qualidade de vida e à prevenção do adoecimento, as ações de Atividade Física/Práticas Corporais devem buscar a inclusão de toda a comunidade, não devendo restringir seu acesso apenas às populações já adoecidas ou mais vulneráveis.


São ações que devem fazer parte da busca pela qualidade de vida e à prevenção do adoecimento:

Assinale a alternativa CORRETA:

I. Desenvolver atividades físicas e práticas corporais junto à comunidade.

II. Veicular informações que visam à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado.

III. Incentivar a criação de espaços de inclusão social, com ações que ampliem o sentimento de pertinência social nas comunidades, por meio da atividade física regular, do esporte e lazer, das práticas corporais.

IV. Contribuir para a ampliação e a valorização da utilização dos espaços públicos de convivência como proposta de inclusão social e combate à violência.

V. Promover eventos que estimulem ações que valorizem Atividade Física/Praticas Corporais e sua importância para a saúde da população.

Estão CORRETAS:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa E está correta. Vamos entender cada ponto abordado na questão e por que todas as afirmações estão corretas em relação à promoção da qualidade de vida e prevenção do adoecimento.

I. Desenvolver atividades físicas e práticas corporais junto à comunidade. As atividades físicas são essenciais para a saúde e bem-estar, e promovê-las junto à comunidade estimula a adoção de hábitos saudáveis, reduzindo riscos de doenças.

II. Veicular informações que visam à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado. A educação e a disseminação de informações sobre saúde são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e das práticas preventivas.

III. Incentivar a criação de espaços de inclusão social, com ações que ampliem o sentimento de pertinência social nas comunidades, por meio da atividade física regular, do esporte e lazer, das práticas corporais. Espaços de inclusão social são cruciais para fortalecer o vínculo comunitário, promovendo não apenas saúde física, mas também mental e social.

IV. Contribuir para a ampliação e a valorização da utilização dos espaços públicos de convivência como proposta de inclusão social e combate à violência. Utilizar espaços públicos de forma saudável e inclusiva ajuda a criar um ambiente seguro e acolhedor, promovendo o bem-estar coletivo.

V. Promover eventos que estimulem ações que valorizem Atividade Física/Práticas Corporais e sua importância para a saúde da população. Eventos que destacam a importância das práticas corporais incentivam a participação comunitária e a formação de hábitos saudáveis.

Cada um desses pontos contribui para a promoção de um estilo de vida ativo e saudável, essencial para a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida. Por isso, todas as afirmações estão corretas e são estratégias fundamentais em programas de saúde pública.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I, II, III, IV e V.

Todas estão corretas.

Gabarito: E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo