Quanto ao programa de contabilidade geral, julgue o item.Os ...
Quanto ao programa de contabilidade geral, julgue o item.
Os fluxos de caixa excluem movimentos entre os itens
que constituem caixa ou equivalentes de caixa.
Tais componentes compreendem a gestão de caixa e
não se caracterizam como atividades operacionais,
de investimento e de financiamento. A gestão de
caixa inclui o investimento do excesso de caixa em
equivalentes de caixa.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O item está correto. Os fluxos de caixa excluem movimentos entre os itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa. Essa exclusão é feita para evitar a dupla contagem dessas operações nos fluxos de caixa das atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
GAB C
"Os fluxos de caixa excluem movimentos entre itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa porque esses componentes são parte da gestão de caixa da entidade e, não, parte de suas atividades operacionais, de investimento e de financiamento."
Complementando os colegas, quando ocorre uma transferência entre contas de caixa ou entre caixa e equivalentes de caixa, não há uma real entrada ou saída de recursos da empresa como um todo. Por exemplo, se uma empresa transfere $1.000 de uma conta corrente para uma conta de investimento em mercado monetário, o total combinado de caixa e equivalentes de caixa ainda é o mesmo.
Se essas transferências internas fossem contabilizadas na DFC, estaríamos efetivamente contando o mesmo valor duas vezes.
Ao excluir esses movimentos internos da DFC, evitamos essa dupla contagem e, assim, fornecemos uma representação mais clara e precisa.
Gab.: Certo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo