Acerca dos materiais, especificamente para pinturas e trata...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O alvaiade, um derivado do chumbo, foi usado largamente na 'cozinha' da pintura artística. Era usado, misturando-o a uma cola de gelatina, de cartilagem de peixe, ou de pele de coelho para fazer a base para o início da pintura (imprimação). Era usado também como pigmento para o fabrico da tinta branca, porém deveria ser usada apenas na pintura à óleo, não na aquarela, nem no afresco, pois tais técnicas não davam a devida ´proteção para estas cores, o que fazia com que este branco enegrecesse ao entrar em contato com a atmosfera. Hoje tal substância é substituída na imprimação pelas tintas acrílicas cujo pigmento geralmente é o dióxido de titânio(não tóxico como o alvaiade)
A aguarrás é um solvente para diluir tinta e esmalte. Ele também pode ser utilizado como solvente para limpeza de máquinas, ferramentas e motores. Este sim mantém a tinta com excelente brilho e qualidade.
A. Incorreta: Aguarrás não é um material corante ou pigmento, mas sim um solvente utilizado para diluir tintas a óleo e vernizes.
B. Correta: O óleo de linhaça é de fato extraído da semente do linho e amplamente utilizado na composição de tintas e vernizes, tanto cru quanto cozido.
C. Incorreta: A cal não é um pigmento, mas sim um material usado como base em argamassas e pinturas (calagem), enquanto os compostos mencionados (carbonato básico de chumbo e óxido de zinco) são pigmentos diferentes, conhecidos respectivamente como "branco de chumbo" e "branco de zinco".
D. Incorreta: Alvaiade não é um diluente; trata-se do nome antigo para o pigmento branco de chumbo, que era usado em tintas (agora em desuso devido à toxicidade)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo