Orientação da atividade física para a pessoa com Diabetes me...
Orientação da atividade física para a pessoa com Diabetes mellitus: Antes de iniciar a prática de atividade física, é necessário avaliar as condições atuais do paciente, o controle metabólico, o potencial para o autocuidado e avaliar complicações. A esse respeito, analise os aspectos a seguir.
I. Retinopatia: a retinopatia diabética moderada não proliferativa e a retinopatia diabética proliferativa requerem a utilização de cargas mais baixas. Deve-se evitar exercícios que aumentem a pressão intra-abdominal ou que englobem movimentos rápidos da cabeça ou envolvam risco de traumatismo ocular.
II. Neuropatia periférica: deve-se avaliar a presença de pés com perda de sensibilidade, caso exista, a caminhada de moderada intensidade aumenta o risco de desenvolver úlcera em membros inferiores.
III. Neuropatia autonômica: a atividade intensa pode aumentar o risco de diminuição da resposta cardíaca ao exercício, hipotensão postural, termorregulação inadequada, e, quando existe gastroparesia, pode haver aumento do risco de hipoglicemia.
IV. Albuminúria e nefropatia: a atividade física pode agudamente aumentar a excreção urinária de proteínas, por isso o exercício físico intenso é contraindicado para evitar a progressão da doença renal.
Ao avaliar as complicações, é importante que o profissional esteja atento aos aspectos