Quanto aos aspectos ligados à ansiedade, é incorreto afirmar:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1608610 Psicologia
Quanto aos aspectos ligados à ansiedade, é incorreto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa D é a incorreta na questão apresentada.

Vamos entender o porquê:

D - A intensidade e frequência da ansiedade são claramente proporcionais à real probabilidade ou impacto do evento temido.

Esta afirmação é incorreta. Nos transtornos de ansiedade, a resposta ansiosa não é geralmente proporcional à probabilidade ou à gravidade de um evento real. Pessoas com ansiedade frequentemente experimentam preocupações intensas e frequentes, mesmo quando não há um desencadeante específico ou quando o risco é mínimo. Isso é o que diferencia a ansiedade patológica da ansiedade normal.

Agora, vejamos as alternativas corretas:

A - O transtorno de ansiedade devido a uma condição médica geral é uma ansiedade clinicamente significativa decorrente dos efeitos fisiológicos diretos de uma patologia.

Esta afirmação é correta. O transtorno de ansiedade pode ser causado por condições médicas, onde a ansiedade é uma reação direta a alterações fisiológicas ocasionadas por doenças específicas.

B - Um dos aspectos que diferenciam a ansiedade não-patológica do transtorno de ansiedade generalizada é que a segunda pode ocorrer sem a presença de desencadeantes.

Esta também é correta. O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado por uma preocupação excessiva que não está vinculada a situações específicas, podendo ocorrer de forma persistente sem um fator desencadeante óbvio.

C - No transtorno de ansiedade generalizada, os indivíduos experimentam irritabilidade, dores musculares ou outros sintomas somáticos.

Esta afirmação é correta. O TAG frequentemente se manifesta através de sintomas somáticos, como tensão muscular e irritabilidade, que acompanham a sensação de preocupação persistente.

Compreender esses aspectos é crucial para identificar e diferenciar entre uma resposta ansiosa normal e um transtorno de ansiedade, o que é frequentemente exigido em provas de concursos públicos na área de psicologia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A intensidade e frequência da ansiedade são claramente desproporcionais a real probabilidade ou impacto do evento temido.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo