Para analisar o posto de trabalho, há dois tipos de enfoque:...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q187192 Enfermagem
Para analisar o posto de trabalho, há dois tipos de enfoque: o tradicional e o ergonômico. O enfoque ergonômico baseia-se
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - na análise biomecânica da postura.

Olá, aluno! Vamos entender melhor o tema desta questão e analisar detalhadamente as alternativas?

A questão aborda a análise do posto de trabalho a partir de dois enfoques: o tradicional e o ergonômico. O enfoque ergonômico é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, prevenindo lesões e doenças ocupacionais.

No enfoque ergonômico, a ênfase está na análise biomecânica da postura, ou seja, na forma como o corpo se posiciona e se movimenta durante a execução das tarefas. Isso inclui a avaliação de forças, alcances, movimentos repetitivos e cargas posturais, com o objetivo de ajustar o ambiente de trabalho às capacidades e limitações dos trabalhadores.

Agora, vamos justificar por que a alternativa B é a correta e as outras estão incorretas:

  • A - na orientação taylorista: A orientação taylorista é um método tradicional de organização do trabalho focado na eficiência e produtividade, sem considerar a saúde do trabalhador. Portanto, não se enquadra no enfoque ergonômico.
  • C - na medida do tempo gasto em cada movimento: Medir o tempo gasto em cada movimento é típico do estudo de tempos e movimentos, uma prática do enfoque tradicional de organização do trabalho, que busca otimizar a eficiência. Isso não caracteriza o enfoque ergonômico, que é mais amplo e considera a saúde e o conforto do trabalhador.
  • D - no estudo dos movimentos corporais necessários para executar um trabalho: Embora o estudo dos movimentos corporais faça parte da ergonomia, a alternativa é muito genérica. O enfoque ergonômico vai além, englobando a análise biomecânica da postura, que é específica e detalhada.
  • E - nos princípios de economia de movimento: A economia de movimento está mais relacionada ao enfoque tradicional, que busca minimizar o tempo e esforço para aumentar a produtividade, sem necessariamente considerar a saúde e o bem-estar do trabalhador, como faz a ergonomia.

Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender melhor o enfoque ergonômico e a razão pela qual a análise biomecânica da postura é central para ele.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

na análise biomecânica da postura.

ANÁLISE DO POSTO DE TRABALHO

A análise dos postos de trabalho é o estudo de uma parte do sistema onde atua um trabalhador. A Abordagem ergonômica ao nivél do posto de trabalho faz a análise da tarefa, da postura e dos movimentos do trabalhador e das suas exigências físicas e psicológicas (IIDA ,2002)

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) visa elaborar medidas de transformação através da compreensão das atividades dos trabalhadores, com foco na resolução de um problema específico. A AET deve resultar em um diagnóstico que relacione os diversos determinantes das atividades e suas conseqüências (para os trabalhadores e para o sistema). Dessa forma, não é possível conceber a AET para toda uma fábrica ou empresa, pois sua realização é “localizada”, ou seja, pressupõe um problema “situado” que a justifique (DUARTE et al, 2003 apud BRITO; HECKSHER; MARIANO, 2009).

De acordo com Defani e Fransico (2006) Para se realizar uma AET, é necessário que o investigador conheça a realidade do posto de trabalho, explore as informações dos funcionários colhendo dados pertinentes a execução da tarefa, obtendo assim todos os passos das atividades laborais.

Através da AET, é possível identificar os pontos críticos que podem ser prejudiciais à saúde do trabalhador, também se identifica através da AET os parâmetros utilizados para a execução da jornada de trabalho seu início meio e fim, contribuindo assim para as melhorias necessárias no local de trabalho.

Iida (2002) afirma que há, basicamente, dois tipos de enfoques para analisar o posto de trabalho: o tradicional e o ergonômico. O enfoque tradicional é baseado nos princípios de economia dos movimentos, de orientação nitidamente taylorista. O enfoque ergonômico é baseado principalmente na análise biomecânica da postura.

Para este trabalho o autor focou somente no enfoque ergonômico que segundo Iida (2002) tende a desenvolver postos de trabalho que reduzam as exigências biomecânicas, procurando colocar o operador em uma boa postura de trabalho, os objetos dentro do alcances dos movimentos corporais e que haja facilidade de percepção de informações.

Em outras palavras, o posto de trabalho deve envolver o operador com uma “vestimenta” bem adaptada, em que ele possa realizar o trabalho com conforto, eficiência e segurança.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo