Sobre a diversidade em sala de aula observa-se que “o 'nor...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q602281 Pedagogia
Sobre a diversidade em sala de aula observa-se que “o 'normal e o estigmatizado' não são pessoas concretas, mas perspectivas que são geradas em situações sociais. Assim, nenhuma diferença é em si mesma vantajosa ou desvantajosa, pois a mesma característica pode mudar sua significação dependendo dos diversos olhares que se lançam sobre ela.” Nesse sentido o docente deve, exceto:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - Avaliar a aprendizagem de forma homogênea para todos os estudantes, e assim ser justo.

A questão aborda o tema da diversidade em sala de aula e o papel do docente diante das diferenças e singularidades dos alunos. A premissa central do enunciado é a ideia de que as diferenças entre os estudantes não devem ser vistas como estigmas e que o contexto social influencia fortemente a maneira como essas diferenças são percebidas e valorizadas.

Para responder à questão, é necessário compreender que o tratamento equitativo no processo de ensino-aprendizagem não significa tratar todos exatamente da mesma forma, mas sim considerar as necessidades específicas de cada aluno para promover oportunidades iguais de aprendizado. Nesse sentido, a avaliação deve ser justa e considerar as particularidades de cada estudante, ao invés de aplicar um único padrão de avaliação para todos.

Justificando a alternativa correta, a alternativa C é a única que vai contra o princípio de equidade na educação. Avaliar a aprendizagem de forma homogênea, ou seja, utilizando os mesmos critérios para todos os estudantes, independentemente de suas características e contextos, é uma prática que ignora a diversidade e pode perpetuar desigualdades. Cada estudante possui ritmos, estilos e estratégias de aprendizagem próprios, por isso, uma avaliação equitativa deve ser diferenciada e adaptada às necessidades individuais para ser considerada justa.

As demais alternativas (A, B, D e E) refletem práticas inclusivas que valorizam a diversidade e buscam estratégias para promover um ambiente de aprendizagem que respeita as diferenças e potencialidades dos alunos, evitando a criação de estigmas e reconhecendo a individualidade de cada um.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Avaliar a aprendizagem de forma homogênea para todos os estudantes, e assim ser justo.

C) Avaliar a aprendizagem de forma homogênea para todos os estudantes, e assim ser justo.

Avaliar de forma homogênea não leva em conta as diferenças individuais e as necessidades específicas de cada aluno. A justiça em avaliação implica considerar essas diferenças para proporcionar equidade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo