Os arquivos de uma organização podem conter diversos gêneros...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (13)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Sendo assim, para o arquivo não importa as características físicas do documento, mas tão somente as características de sua produção e uso.
Portanto o item está correto.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
. Quanto ao Gênero (suporte físico)
Escritos ou textuais: documentos manuscritos, datilografados ou impressos;
Cartográficos: documentos em formatos e dimensões variáveis, contendo representações geográficas, arquitetônicas ou de engenharia (mapas, plantas, perfis);
Iconográficos: documentos em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo imagens estáticas (fotografias, diapositivos, desenhos, gravuras);
Filmográficos: documentos em películas, cinematográficas e fitas magnéticas de imagem (tapes), conjugados ou não a trilhas sonoras, com bitolas e dimensões variáveis, contendo imagens em movimento (filmes e fitas videomagnéticas);
Sonoros: documentos com dimensões e rotações variáveis, contendo registros fonográficos (disco e fitas audiomagnéticas);
Micrográficos: documentos em suporte fílmico resultantes da microreprodução de imagens, mediante utilização de técnicas específicas (rolo, microficha, jaqueta, cartão-janela);
Informáticos e/ou digitais:documentos produzidos, tratados ou armazenados em computador (disquete, disco rígido – winchester, disco óptico).
Gênero dos Arquivos
Os documentos são classificados conforme o gênero, ou seja, segundo o modo em que a informação foi registrada, assim temos documentos:
Textuais: no qual as informações estão inseridas por meio da escrita, de textos. Podem ser manuscritos, datilografados ou impressos e são a grande maioria dos arquivos nos acervos administrativos.
Iconográficos: são as informações registradas por meio de imagens estáticas, essa nomenclatura se da em razão de possuirem ícones, figuras e imagens que não estão em movimento.
Sonoros: as informações encontram-se em forma de som.
Filmográficos: arquivos que possuem informações representadas em um filme, mas sem possuir som, apenas imagens em movimento, como nos filmes mudo de Charlie Chaplin.
Audiovisuais: nessa classificação encontram-se as informações que estão em forma de som e imagem, ou seja, uma junção dos arquivos sonoros e filmográficos. Exemplo, documentários e filmes, ou gravações de palestras e etc.
Informativos: essas informações necessitam, necessariamente, de um computador para serem lidas. Esse tipo de arquivo necessita de um programa para transformar a linguagem da máquina em liguagem humana, assim também são chamados de arquivos digitais. Exemplo, HD, CD, DVD, Disket, Pen-Drive e etc.
Cartográficos: são documentos produzidos pela cartografia, ou seja, representam uma área maior de forma reduzida. Exemplo, Atlas, mapas, globo, fotografia aérea, etc.
Micrográficos: são documentos ou arquivos em suporte fílmico resultante da microrreprodução de documentos, para a criação deste é utilizada a microfilmagem.
Deus nos ilumine...
Documentos escritos ou textuais: documentos cuja informação esteja escrita ou textual e impressa. Ex.: Contrato, atas, relatórios, certidões.
Documentos iconográficos: documentos cuja informação esteja em forma de imagem estática. Ex.: Fotografia, negativos, diapositivos (slides), desenho e gravuras.
Documentos sonoros: documentos cuja informação esteja em forma de som/áudio. Ex.: Escuta telefônica, discurso gravado em fita cassete.
Documentos filmográficos: documentos cuja informação esteja em forma de imagem em movimento (com ou sem som). Ex.: Películas filmográficas, filmagens, vídeos.
Documentos informáticos ou digitais: documentos gravados em meio digital e que, por isso, necessitam de equipamentos eletrônicos para serem lidos. Ex.: Arquivo em MP3, Arquivo do Word.
Documentos cartográficos: documentos que representem, de forma reduzida, uma área maior. Ex.: Mapas e Plantas
Documentos micrográficos: documentos em microformas. Ex.: Microfilmes e microfichas
Classificação documental quanto ao Gênero: os documentos podem ser textuais (ou escritos), iconográficos, sonoros, filmográficos, informáticos(ou digitais), cartográficos e micrográficos.
Os documentos textuais ou escritos são aqueles que apresentam a informação de modo escrito ou em forma de texto. Exemplo: carta, relatórios, certidões, atas, etc.
Os documentos iconográficos são aqueles que apresentam a informação em forma de imagem estática. Exemplo: fotografia, desenhos, gravuras, diapositivos (slides), etc.
Os documentos sonoros são aqueles que apresentam a informação em foram de som ou áudio. Exemplo: disco de vinil, escuta telefônica, sons gravados em fitas cassete.
Os documentos filmográficos(audiovisual) são aqueles que apresentam a informação em forma de imagens dinâmicas ou em movimento (com ou sem som). Exemplo: filmagens e vídeos.
Os documentos informáticos, eletrônicos ou digitais são aqueles gravados em meio digital, e por isso necessitam de equipamentos eletrônicos para serem lidos. Exemplo: som no formato MP3, arquivo de texto do Word, filmes em formato DVD, etc.
Os documentos cartográficos são aqueles que cuja informação representa, de forma reduzida, uma área maior. Exemplo: mapas, plantas, perfis, etc.
Os documentos micrográficos são aqueles apresentados no suporte microfichas, resultados do processo de microfilmagem.
Fiquem com Deus e bons estudos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo