Na tabela acima, apresen...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q498968 Engenharia Civil
                        imagem-002.jpg

            Na tabela acima, apresenta-se um cronograma em barras elaborado com base na rede PERT/CPM de um empreendimento. Nesse cronograma, todas as relações de dependências das atividades são do tipo término-início: a atividade B depende de A e D, a atividade C depende de B e E, e a atividade E depende de D.

Considerando essas informações, julgue o item subsecutivo.

A duração do empreendimento equivale à soma da duração das atividades críticas.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O caminho crítico é a realização da atividades sem folga, logo será a soma de cada etapa crítica da tarefa.

CUIDADO!
O comentário da Celina Vieira está equivocado ao afirmar, de forma categórica, que o Caminho Crítco não possui folgas!

À luz do próprio PMBOK 5ª ed., conceitua-se Caminho Crítico:


“O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível de um projeto”.  (PMBOK 5a Edição, pag. 176)

E, ainda:
"Um caminho crítico do Método do Caminho Crítico é normalmente caracterizado por uma folga total igual a zero no caminho crítico". Logo, nem sempre um Camino Crítico se comporá de folga=0. Quando se aplicam os conceitos de Marcos (Milestones), por exemplo.

 

Em outras palavras:

“O caminho crítico é o conjunto de atividades cuja sequência representa o caminho mais longo de um projeto determinando assim  a menor duração possível para a sua realização, normalmente composta pelas atividades de menor folga.” (Peter)

 

No mais, GABARITO: CERTO

Joao, concordo com seu ponto de vista amigo, mas talvez vc tenha interpretado o comentário de nossa colega equivocadamente. Pelo que eu entendi, ela quis dizer que o caminho critico é formado pelas atividades cuja realizaçao (eventos) possui folga = 0, ou seja, tempo mais cedo = tempo mais tarde, oque de fato corre e oque tb nao significa dizer que o caminho crítico em si terá folga = 0. De acordo com Aldo Dórea em Planejamento e Controle de Obras, página 153:

 

Uma conclusão importante que decorre é a de que o caminho crítico é justamente a seqüência que une os eventos cujos Tempos Mais Cedo e Mais Tarde são iguais. Portanto, sendo Cedo igual a Tarde, o evento não tem flexibilidade temporal (folga) e, se não for atingido exatamente naquele instante, atrasará o projeto todo.

 

Grande abraço

 

 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo