Pode-se, didaticamente, dividir o puerpério em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - imediato (1° ao 10° dia), tardio (11° ao 42° dia) e remoto (a partir do 43° dia).
O puerpério é o período que se inicia após o parto e se estende até que o organismo da mulher retorne às condições pré-gestacionais. Para melhor entendimento e manejo clínico, esse período é dividido em três fases didáticas:
1. Puerpério Imediato: Esta fase abrange do 1° ao 10° dia após o parto. É o período em que ocorrem modificações intensas no organismo da mulher, inclusive a involução uterina, e onde os cuidados imediatos no pós-parto são essenciais.
2. Puerpério Tardio: Vai do 11° ao 42° dia após o parto. Durante esta fase, continuam os processos de recuperação e involução, porém de forma menos intensa e gradual.
3. Puerpério Remoto: Inicia-se a partir do 43° dia e pode se estender por semanas ou meses, dependendo do organismo de cada mulher. Esta fase marca o retorno completo às condições fisiológicas pré-gestacionais.
Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - rápido (1° ao 9° dia), tardio (10° ao 40° dia) e lento (até 43° dia): A nomenclatura "rápido" e "lento" não são utilizadas para categorizar as fases do puerpério. Além disso, a divisão dos dias não está em conformidade com a divisão tradicionalmente aceita.
B - imediato (1° ao 5° dia), tardio (6° ao 40° dia) e remoto (a partir do 41° dia): Aqui, a principal incorreção é a definição de que o puerpério imediato dura apenas 5 dias, quando o correto é que se estenda até o 10° dia.
D - rápido (1° ao 15° dia), tardio (16° ao 42° dia) e lento (a partir do 43° dia): Novamente, a utilização de "rápido" e "lento" está errada. Além disso, a divisão dos dias para o "rápido" não coincide com a categorização correta do puerpério imediato.
E - imediato (1° ao 12° dia), tardio (12° ao 40° dia) e remoto (até 45° dia): A confusão ocorre ao sobrepor o último dia do puerpério imediato com o primeiro do tardio e por definir que o puerpério remoto termina no 45° dia, quando na verdade ele é indefinido após o 43° dia.
Compreender a correta divisão do puerpério é essencial para o cuidado seguro e eficaz da saúde da mulher no período pós-parto, garantindo um suporte adequado às suas necessidades físicas e emocionais.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É chamado de puerpério o período que compreende a fase pós-parto, quando a mulher passa por alterações físicas e psíquicas até que retorne ao estado anterior à sua gravidez. Esse período se inicia no momento em que se dá o descolamento placentário, logo após o nascimento do bebê, embora também possa ocorrer com a placenta ainda inserida na gestante, é o caso de óbitos fetais intrauterino.
É durante o puerpério que o organismo materno retorna às suas condições pré-gravídicas. Este período dura em torno de seis semanas, geralmente ele termina quando a mulher retorna sua função ovulatória, ou seja, reprodutiva. Se a puérpera não estiver amamentando, sua ovulação retornará cerca de seis a oito semanas do parto.
Em puérperas que estejam amamentando, o momento em que a ovulação retornará é praticamente imprevisível e, dependendo da frequência das mamadas, pode demorar cerca de 6 a 8 meses. Diante dessas incertezas é necessário orientar essa puérpera em relação a um método contraceptivo adequado ao momento.
O puerpério é convencionalmente dividido em três fases:
- Puerpério imediato – inicia logo após a saída da placenta e dura aproximadamente duas horas.
- Puerpério mediato: desde o puerpério imediato até 10º dia. Neste período ocorre a regressão do útero, a loquiação apresenta-se em quantidade moderada para escassa e amarelada. É um momento oportuno para realização da visita domiciliar pelo profissional médico ou enfermeiro, pois a mulher está repleta de dúvidas e necessitando de avaliação e cuidados de saúde.
- Puerpério tardio – do décimo ao quadragésimo quinto dia;
- Puerpério remoto – além do quadragésimo quinto dia até que a mulher retome sua função reprodutiva.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/37399/o-que-e#ixzz4FbzEU5WB
c)
imediato (1° ao 10° dia), tardio (11° ao 42° dia) e remoto (a partir do 43° dia).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo