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Q869152 Engenharia de Software

Considere a definição de algumas práticas da eXtreme Programming − XP.


I. Todo o código desenvolvido pelo time é incorporado em um repositório comum várias vezes ao dia. Isso garante que qualquer problema de integração ao longo do projeto possa ser notado e corrigido rapidamente.

II. Qualquer programador do time pode alterar qualquer seção do código, se necessário. Por mais que esta prática pareça perigosa, ela aumenta a velocidade do desenvolvimento e problemas em potencial podem ser detectados pelos testes de unidade.

III. Traz a ideia de que qualquer pessoa do time seja capaz de verificar o código sendo desenvolvido em alto nível e ter uma compreensão clara de qual funcionalidade do sistema está sendo trabalhada.

IV. Permite aplicar melhorias ao código sem mudar sua funcionalidade, visando sua simplificação. Se o cliente deseja alterar alguma coisa no produto final, o time pode fazer os ajustes rapidamente, e esta prática contribui para alcançar este objetivo.


As práticas de I a IV são, correta e respectivamente,

Alternativas

Gabarito comentado

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Gabarito correto: E - continuous integrationcollective code ownershipsystem metaphorrefactoring.

Para resolver a questão, é necessário compreender algumas das práticas incorporadas pela metodologia ágil conhecida como eXtreme Programming (XP). Vamos destrinchar cada prática conforme mencionado na questão:

A primeira prática mencionada descreve o processo de integrar continuamente o código ao repositório central, permitindo a detecção e correção rápida de problemas de integração. Esta prática é conhecida como Continuous Integration, onde o código é integrado ao menos diariamente, minimizando a divergência entre os códigos de diferentes desenvolvedores.

A segunda prática trata da Collective Code Ownership, que significa que qualquer desenvolvedor do time pode modificar qualquer parte do código. Isso promove o compartilhamento de conhecimento e responsabilidade sobre o código, além de facilitar a implementação de mudanças.

O terceiro ponto cita uma pessoa do time sendo capaz de entender o código em alto nível e a funcionalidade do sistema que está sendo desenvolvida. Isso se refere à prática chamada de System Metaphor, que é uma maneira simples de descrever o sistema e como suas partes se conectam, facilitando a compreensão por todos os membros da equipe.

Por fim, a quarta prática menciona a aplicação de melhorias no código sem alterar sua funcionalidade, o que é conhecido como Refactoring. Essa prática tem como objetivo aprimorar a estrutura do código, tornando-o mais simples e fácil de manter, o que acaba contribuindo para a agilidade nas mudanças solicitadas pelo cliente.

A alternativa E é a correta pois cada prática listada corresponde exatamente às descrições fornecidas na questão. Compreender esses conceitos é fundamental para qualquer profissional que deseja trabalhar com desenvolvimento ágil de software e principalmente dentro da metodologia XP, que visa a melhoria contínua do processo de desenvolvimento e a satisfação do cliente.

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Comentários

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LETRA E

As questões se autoexplicam.

Letra E, verificando II e IV (mais simples)

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