Releia a linha fina situada abaixo do título: “Estudos ressa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2369376 Português
Texto II


Nível do oceano mudou drasticamente na costa sul dos EUA, mostram pesquisas


Estudos ressaltam riscos que mudanças climáticas representam para regiões bastante habitadas, como Miami e Houston.

          Cidades costeiras no sul dos Estados Unidos como Miami, Houston e Nova Orleans podem estar ainda mais ameaçadas pelas mudanças climáticas do que o previsto até agora. O nível do mar no Golfo do México e no sudeste americano, segundo estudos recentes, aumentou mais de 12 cm, desde 2010, intensificando fenômenos como ciclones e furacões e a vulnerabilidade de uma região que é lar de milhões de pessoas.

      As consequências já são sentidas, segundo um estudo recém-publicado por Yin Jianjun, cientista climático da Universidade do Arizona, na revista acadêmica Journal of Climate, e noticiado primeiramente pelo Washington Post. Os furacões Michael e Ian, duas das tempestades mais fortes a atingirem os EUA, foram consideravelmente pioradas pelo aumento do nível dos mares. Ambos os desastres foram acentuados pelo aumento do nível dos oceanos, que torna a maré das tempestades – a ressaca – ainda mais volumosa e destrutiva, fazendo com que mais água adentre na terra. Segundo o estudo de Yin, os oceanos subiram mais de 10 milímetros por ano entre 2010 e 2022, acima do dobro da média global de 4,5 milímetros anuais constada por um outro estudo da Universidade de Colorado em Boulder.


(Mundo, Por: O Globo e Agências Internacionais – Washigton. Em: 14/04/2023. Adaptado.)
Releia a linha fina situada abaixo do título: “Estudos ressaltam que mudanças climáticas representam para regiões bastante habitadas, como Miami e Houston”. Sabe-se que para efeito de concordância, os nomes concordam entre si e entre os verbos em número. Contudo, há o registro da palavra “bastante” no singular. É possível afirmar que tal registro
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a B.

Vamos entender detalhadamente o porquê da alternativa B estar correta e analisar as outras opções.

Tema da Questão: A questão aborda a morfologia e a concordância do vocábulo "bastante" no contexto dado. É importante saber quando "bastante" funciona como um advérbio ou um adjetivo.

Explicação da Alternativa Correta (B):

Na frase indicada: "Estudos ressaltam riscos que mudanças climáticas representam para regiões bastante habitadas, como Miami e Houston", a palavra "bastante" está funcionando como um advérbio. Quando "bastante" é advérbio, ele é invariável, ou seja, não muda sua forma, independentemente do número e gênero dos substantivos e adjetivos com os quais se relaciona.

Portanto, seu uso no singular está correto porque o advérbio "bastante" tem a função de intensificar o adjetivo "habitada". Nesse contexto, "bastante" significa "muito".

Análise das Alternativas Incorretas:

Alternativa A: Está correto, pois o vocábulo em destaque concorda com o nome próprio mais próximo, que é o substantivo próprio "Miami".

Essa opção está incorreta porque a palavra "bastante" não deve concordar com o substantivo "Miami" ou qualquer outro substantivo nesse contexto, visto que funciona como um advérbio. A concordância não se aplica a advérbios.

Alternativa C: Está incorreto, pois o vocábulo em destaque deveria concordar com o nome mais próximo que o sucede. Neste caso, "bastante" deveria concordar com o adjetivo "habitadas".

Essa opção também está incorreta porque "bastante" como advérbio é invariável. Portanto, não precisa concordar em número com "habitadas".

Alternativa D: Está incorreto; todos os termos do período estão no plural. Logo, a palavra “bastante” deveria estar no plural em concordância com os demais substantivos que o antecedem.

Mais uma vez, a alternativa está incorreta pelo mesmo motivo: "bastante" é um advérbio e, portanto, invariável. Não precisa concordar em número com substantivos ou adjetivos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Lembre-se: quando bastante for advérbio, não admite plural. Uma dica é trocar a palavra bastante por "muito". Ao fazer isso for possível usar "muito", então bastante é advérbio e fica no singular; caso a mudança admita "muitos", logo bastante é adjetivo, aí sim poderá ir para o plural.

Advérbio de Intensidade concordando com a expressão "habitadas". Na morfologia - Advérbio de Intensidade

Na sintaxe - Adjunto Adnominal.

#Pertencerei PRF-RJ

Bastante (Trocado por "MUITO") = Advérbio = Invariável em gênero e numero

Bastantes (Trocado por "MUITOS") = Adjetivo = Variável = concorda com o termo a que se refere

bastante, muito.

B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo