Releia a linha fina situada abaixo do título: “Estudos ressa...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
Vamos entender detalhadamente o porquê da alternativa B estar correta e analisar as outras opções.
Tema da Questão: A questão aborda a morfologia e a concordância do vocábulo "bastante" no contexto dado. É importante saber quando "bastante" funciona como um advérbio ou um adjetivo.
Explicação da Alternativa Correta (B):
Na frase indicada: "Estudos ressaltam riscos que mudanças climáticas representam para regiões bastante habitadas, como Miami e Houston", a palavra "bastante" está funcionando como um advérbio. Quando "bastante" é advérbio, ele é invariável, ou seja, não muda sua forma, independentemente do número e gênero dos substantivos e adjetivos com os quais se relaciona.
Portanto, seu uso no singular está correto porque o advérbio "bastante" tem a função de intensificar o adjetivo "habitada". Nesse contexto, "bastante" significa "muito".
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Está correto, pois o vocábulo em destaque concorda com o nome próprio mais próximo, que é o substantivo próprio "Miami".
Essa opção está incorreta porque a palavra "bastante" não deve concordar com o substantivo "Miami" ou qualquer outro substantivo nesse contexto, visto que funciona como um advérbio. A concordância não se aplica a advérbios.
Alternativa C: Está incorreto, pois o vocábulo em destaque deveria concordar com o nome mais próximo que o sucede. Neste caso, "bastante" deveria concordar com o adjetivo "habitadas".
Essa opção também está incorreta porque "bastante" como advérbio é invariável. Portanto, não precisa concordar em número com "habitadas".
Alternativa D: Está incorreto; todos os termos do período estão no plural. Logo, a palavra “bastante” deveria estar no plural em concordância com os demais substantivos que o antecedem.
Mais uma vez, a alternativa está incorreta pelo mesmo motivo: "bastante" é um advérbio e, portanto, invariável. Não precisa concordar em número com substantivos ou adjetivos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Lembre-se: quando bastante for advérbio, não admite plural. Uma dica é trocar a palavra bastante por "muito". Ao fazer isso for possível usar "muito", então bastante é advérbio e fica no singular; caso a mudança admita "muitos", logo bastante é adjetivo, aí sim poderá ir para o plural.
Advérbio de Intensidade concordando com a expressão "habitadas". Na morfologia - Advérbio de Intensidade
Na sintaxe - Adjunto Adnominal.
#Pertencerei PRF-RJ
Bastante (Trocado por "MUITO") = Advérbio = Invariável em gênero e numero
Bastantes (Trocado por "MUITOS") = Adjetivo = Variável = concorda com o termo a que se refere
bastante, muito.
B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo