Julgue o item com relação aos tribunais de contas.Os tribun...
Julgue o item com relação aos tribunais de contas.
Os tribunais de contas exercem controle não somente
repressivo, mas também preventivo, como no caso da
concessão de aposentadoria no serviço público, ato
administrativo complexo somente válido quando
chancelado por aqueles órgãos.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Prévio (ex ante, a priori, perspectivo):
Concomitante (pari-passu ou prospectivo)
Posterior (posteriori, subsequente ou retrospectivo):
De regra, o TCU não é órgão consultivo da Administração Pública, responsável pelo controle prévio dos atos de gestão. Cabe ao gestor, com base em pareceres de órgãos competentes, efetuar o juízo acerca da solução que melhor atenda ao interesse público, para então decidir sobre sua forma de ação.
Não compete ao TCU autorizar o gestor a ressarcir prejuízos alegados por empresa contratada pela Administração, sob pena de invadir seu campo decisório e de, indevidamente, exercer controle prévio dos atos administrativos. Cabe ao gestor avaliar eventual pedido nesse sentido e responsabilizar-se por sua decisão.
Ademais, nada obstante parte da doutrina considere que o controle exercido nos certames licitatórios seja de natureza concomitante, vozes autorizadas, como o Min. Benjamin Zymler, entendem que o controle efetuado sobre um edital de licitação acarreta o controle prévio do contrato a ser firmado (LIMA, 2019) [1].
Atos Simples:
Atos Complexos:
Atos Compostos:
São atos que, embora não se componham de vontades autônomas, compõem-se de vontades múltiplas. Assim, há uma só vontade autônoma, de conteúdo próprio, e as demais seriam meramente instrumentais, dado que se limitariam à verificação de legitimidade do ato de conteúdo próprio [1]
complexo, onde se faz necessária a conjugação das vontades do órgão de origem e do Tribunal de Contas. Desse modo, tratar-se-á de um CONTROLE PRÉVIO, cujo caráter é PREVENTIVO.
Logo, a questão está correta.
GABARITO DO PROFESSOR: CORRETA.
Fontes:
[1] LIMA, Luiz Henrique. Controle Externo – Teoria e jurisprudência para os Tribunais de Contas. 8. ed. São Paulo: Editora Método, 2019;
[2] DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 30.ed. Rev., atual. e ampl. – Rio de Janeiro: Forense, 2017;
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Certo. Considerações: O controle externo é antes, durante e depois. O ato de aposentadoria dos servidores públicos é considerado pelo STF como ato complexo, o qual se aperfeiçoa com o registro do ato inicial de aposentadoria.
Ato complexo: Vontade de vários órgãos
Ato composto: vontade de um único órgão, ratificado por outra autoridade (segunda parte é a posição de Hely Lopes Meirelles).
Banca terrível, terrível!
Controle preventivo = concessão de aposentadoria?
Uma coisa é o controle preventivo, outra coisa completamente diferente é o controle prévio.
- Controle Preventivo - aquele em que o Tribunal de Contas possui a capacidade de, cautelarmente, suspender determinados atos da Administração.
- Controle Prévio - aquele em que o Tribunal de Contas aprecia seu objeto antes da realização do ato da Administração, como a posição de Santos que considera "os atos de concessão de aposentadorias como atos complexos, a etapa de registro pelos Tribunais de Contas constituiria uma modalidade de controle prévio".
- Controle Repressivo - é o controle que ocorre após a conclusão do ato normativo, estando este pronto e acabado.
Exemplo de que controle preventivo e controle prévio não se confudem:
"E se uma interpretação teleológica não permite, por um lado, que se chegue a uma conclusão pela efetiva existência de um sistema de controle prévio – assim entendido como aquele em que o Tribunal de Contas aprecia seu objeto antes da realização do ato da Administração –, ela permite, por outro, que se constate a possibilidade um controle preventivo – assim entendido como aquele em que o Tribunal de Contas possui a capacidade de, cautelarmente, suspender determinados atos da Administração, sem no entanto analisá-los em caráter definitivo"
Fonte: Controle da Administração Pública pelo Tribunal de Contas: limites materiais de suas decisões e extensão de suas atribuições constitucionais
Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp
bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo