O processo de construção de espaços saudáveis, acolhedores ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q886540 Enfermagem
O processo de construção de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e considerem todas as dimensões humanas implicadas no processo de ocupação dos espaços, para que estes sejam de fato produtores de saúde caracteriza a seguinte diretriz do HumanizaSUS:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - Ambiência

O tema da questão aborda a diretriz do HumanizaSUS, que é uma política do Sistema Único de Saúde (SUS) voltada para a humanização do atendimento e a melhoria da relação entre os profissionais de saúde e os usuários dos serviços. Para resolver essa questão, é necessário compreender as diretrizes específicas do HumanizaSUS e como elas se aplicam na prática.

A alternativa correta é a alternativa B - Ambiência. Vamos explicar por que essa é a escolha certa:

Ambiência refere-se ao processo de construção de espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis dentro das unidades de saúde. A ambiência busca respeitar a privacidade dos usuários, promover mudanças no processo de trabalho e considerar todas as dimensões humanas implicadas na ocupação dos espaços. O objetivo é que esses espaços sejam de fato produtores de saúde. A descrição da questão se encaixa perfeitamente nessa diretriz, pois fala sobre a criação de ambientes que favorecem o bem-estar e a saúde.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Acolhimento: Embora o acolhimento também seja uma diretriz importante do HumanizaSUS, ele se refere mais à recepção humanizada dos usuários no serviço de saúde, garantindo escuta qualificada e atendimento integral. Não se trata diretamente da construção de espaços físicos.

C - Clínica Ampliada: Esta diretriz trata da ampliação do olhar clínico dos profissionais de saúde, incluindo aspectos psicossociais e culturais dos pacientes. É uma abordagem mais abrangente da clínica, mas não se refere à construção de espaços físicos.

D - Defesa dos Direitos: Essa diretriz enfoca a garantia dos direitos dos usuários do SUS, incluindo o direito à saúde e a participação social. Novamente, não se encaixa na descrição de construção e adequação de espaços.

E - Valorização do Trabalho: Essa diretriz trata da valorização dos profissionais de saúde, promovendo condições de trabalho adequadas e desenvolvimento profissional. Embora importantíssima, não está relacionada diretamente com a construção de espaços físicos saudáveis e acolhedores.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra B.

 

 

 

 

De acordo com a Politica Nacional de Humanizacao (PNH)

 

 

 

Ambiência

 

 

O QUE É?

Criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas.

 

COMO FAZER? A discussão compartilhada do projeto arquitetônico, das reformas e do uso dos espaços de acordo com as necessidades de usuários e trabalhadores de cada serviço é uma orientação que pode melhorar o trabalho em saúde.

 

 

 

Acolhimento

 

 

O QUE É?

Acolher é reconhecer o que o outro traz como legítima e singular necessidade de saúde. O acolhimento deve comparecer e sustentar a relação entre equipes/serviços e usuários/ populações. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre as equipes/serviços, trabalhador/equipes e usuário com sua rede socioafetiva.

 

COMO FAZER?

Com uma escuta qualificada oferecida pelos trabalhadores às necessidades do usuário, é possível garantir o acesso oportuno desses usuários a tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde. Isso assegura, por exemplo, que todos sejam atendidos com prioridades a partir da avaliação de vulnerabilidade, gravidade e risco.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo