A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem ob...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1306895 Enfermagem
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem objetiva orientar as ações e serviços de saúde para a população masculina, com integralidade e equidade, primando pela humanização da atenção. Diante deste contexto assinale a alternativa que apresenta corretamente um objetivo específico de saúde da população masculina:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: C

A questão aborda a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que busca garantir uma atenção integral e equitativa à saúde masculina. Esta política é essencial para promover a saúde de forma plena, contemplando fatores biopsicossociais específicos da população masculina.

A alternativa C, que fala sobre estimular a participação e inclusão do homem nas ações de planejamento de sua vida sexual e reprodutiva, é a correta. Este objetivo está alinhado com a promoção de uma paternidade responsável e representa a integralidade do cuidado, incentivando a participação ativa do homem em decisões que afetam sua saúde e a de sua família.

Vamos explorar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • Alternativa A: Embora a redução da morbidade e mortalidade masculina seja um objetivo importante, a forma como é descrito aqui já está implícita nos princípios gerais da política. A chave está no destaque à integração e acessibilidade dos serviços, mas a descrição não especifica o foco em saúde sexual e reprodutiva como a alternativa correta.
  • Alternativa B: Fala sobre ampliar e qualificar o planejamento reprodutivo masculino através da assistência à infertilidade. No entanto, restringir o foco apenas à infertilidade não contempla a integralidade do cuidado. A política visa abordar um leque mais amplo de questões de saúde masculina.
  • Alternativa D: Sugere restringir a oferta de contracepção cirúrgica voluntária masculina. Essa proposta é contraditória aos princípios da política, que busca assegurar e ampliar as opções de saúde reprodutiva, respeitando a autonomia do homem em suas escolhas.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

portaria nº 1.944/GM, de 27 de agosto de 2009

estimular a participação e a inclusão do homem nas ações de planejamento de sua vida sexual e reprodutiva, enfocando as ações educativas, inclusive no que toca à paternidade

A) Redução da morbidade e mortalidade masculina, através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde - OBJETIVO GERAL

B) Ampliar e qualificar a atenção ao planejamento reprodutivo masculino, exclusivamente através da assistência à infertilidade. - Ampliar e qualificar a atenção ao planejamento reprodutivo masculino, inclusive a assistência à infertilidade

C) Estimular a participação e inclusão do homem nas ações de planejamento de sua vida sexual e reprodutiva, enfocando inclusive a paternidade responsável.

D) Restringir a oferta da contracepção cirúrgica voluntária masculina nos termos da legislação específica. - Garantir a oferta da contracepção cirúrgica voluntária masculina nos ter�mos da legislação específica

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo