A lesão provocada por projétil de arma de fogo disparado a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IBADE Órgão: PC-AC Prova: IBADE - 2017 - PC-AC - Auxiliar de Necropsia |
Q812794 Medicina Legal
A lesão provocada por projétil de arma de fogo disparado a curta distância e que incide perpendicularmente sobre a pele é considerada:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

"Lesões produzidas por ação perfurocontundente As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes. Esses ferimentos são produzidos quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como, por exemplo, a ponta de um guarda-chuva. Ainda assim, nosso estudo será orientado apenas para o projétil de arma de fogo".

FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.262

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA  D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra D: Perfurocontusa

As feridas perfurocontusas são produzidas por uma ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes do que contundentes. A arma de fogo é o instrumento mais utilizado para a produção desses ferimentos, contudo, existem outros, como por exemplo a ponta de um guarda-chuva.

Fonte: Genival Veloso França.

Qualquer erro ou equívoco, avisem-me!

Errei a questão, devo ter me equivocado, pela leitura do enunciado, quando diz que o projétil de arma de fogo disparado a curta distância e que incide perpendicularmente sobre a pele, entendi que se tratava de um tiro de raspão, que não chegou a penetrar no corpo, sendo assim racíocinei que não produziu uma lesão perfurocontusa.

 

Olhei as alternativas e acabei marcado a alternativa E, uma vez que um tiro de raspão iria lesionar a pele, mas pela ponta romba do projetil iria ocorrer também contusão. Devo ter viajado na interpretação. 

ALEX eu interpretei o mesmo, tiro de raspão e errei, ficou confusa.

''A FERIDA OCASIONADA PELO PROJÉTIL DA ARMA É A PERFURO-CONTUSA. HÁ SEMPRE UM ORIFÍCIO DE ENTRADA NO CORPO DO INDIVÍDUO E UM TRAJETO FEITO PELO PROJÉTIL. PODE HAVER UM ORIFÍCIO DE SAÍDA. QUANDO HOUVER UM ORIFÍCIO DE SAÍDA DO PROJÉTIL DIZ-SE QUE HOUVE A TRANSFIXAÇÃO.

SE O PROJÉTIL PASSAR DE RASPÃO PELO CORPO, DIZ-SE QUE HOUVE APENAS UMA CONTUSÃO.''

A questão está mal elaborada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo