Considere as seguintes afirmativas sobre a Programação Orie...
I. Toda computação é disparada pelo envio de mensagens.
II. Os métodos são unidades de código equivalentes a funções ou procedimentos.
III. A classe mãe define os dados e comportamentos que são herdados por suas classes filhas.
IV. Todo objeto é instância de alguma classe.
V. Smalltalk e Eiffel são exemplos de linguagens orientadas por objetos.
Assinale a alternativa correta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - Todas as afirmativas são verdadeiras.
A questão aborda conceitos fundamentais da Programação Orientada a Objetos (POO), e para resolvê-la corretamente, é importante compreender esses conceitos. Vamos analisar cada afirmativa:
Afirmativa I: "Toda computação é disparada pelo envio de mensagens." Na Programação Orientada a Objetos, os objetos interagem através do envio de mensagens, que são solicitações para que o objeto execute um de seus métodos. Portanto, essa afirmativa capta a essência da forma de comunicação entre objetos em POO.
Afirmativa II: "Os métodos são unidades de código equivalentes a funções ou procedimentos." Os métodos em POO são, de fato, semelhantes a funções ou procedimentos em programação estruturada. Eles definem o comportamento dos objetos.
Afirmativa III: "A classe mãe define os dados e comportamentos que são herdados por suas classes filhas." Isso está correto. Em POO, uma classe pode herdar características e comportamentos de outra classe, conhecida como classe mãe, superclasse ou classe base.
Afirmativa IV: "Todo objeto é instância de alguma classe." Isso é um princípio fundamental da POO. Classes são como "plantas" a partir das quais os objetos são criados (instanciados).
Afirmativa V: "Smalltalk e Eiffel são exemplos de linguagens orientadas por objetos." De fato, Smalltalk é conhecida por ser uma das primeiras linguagens de programação orientada a objetos e Eiffel também é uma linguagem de programação orientada a objetos.
Portanto, após a análise, podemos confirmar que a alternativa E é a correta pois todas as afirmativas são verdadeiras e refletem conceitos essenciais da Programação Orientada a Objetos.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
em JavaScript um objeto não é uma instância de uma classe
vivendo e aprendendo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo