Homem de 48 anos com antecedente de cirrose hepática por he...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243565 Medicina
Homem de 48 anos com antecedente de cirrose hepática por hepatite C sem acompanhamento médico regular é trazido ao pronto-atendimento por quadro de hematêmese volumosa. Após estabilização clínica, é encaminhado para endoscopia digestiva alta na urgência. O principal achado esperado neste exame e seu respectivo tratamento são:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é A - varizes esofágicas e ligadura endoscópica.

Para compreender o raciocínio por trás dessa resposta, precisamos abordar alguns conceitos-chave em gastroenterologia e hepatologia. O paciente descrito na questão tem um histórico de cirrose hepática devido à hepatite C. A cirrose pode levar a um aumento da pressão no sistema venoso portal, resultando em uma condição chamada de hipertensão portal. Uma das complicações mais comuns da hipertensão portal é o desenvolvimento de varizes esofágicas.

Varizes esofágicas são veias dilatadas na parede do esôfago e, em pacientes cirróticos, podem romper-se, resultando em sangramento digestivo alto, como a hematêmese descrita. A endoscopia digestiva alta é o exame de escolha para diagnosticar e tratar essas varizes.

A ligadura endoscópica é o tratamento preferencial para varizes esofágicas com sangramento. Este procedimento envolve o uso de bandas elásticas para "ligar" as varizes, controlando o sangramento.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

B - úlcera péptica e tratamento cirúrgico (hemigastrectomia). Embora úlceras possam causar sangramento gastrointestinal, o cenário clássico não se ajusta ao histórico de cirrose hepática e hipertensão portal do paciente. O tratamento cirúrgico como a hemigastrectomia não é o manejo inicial para hemorragia por úlcera.

C - esofagite e cauterização endoscópica. A esofagite, geralmente causada por refluxo gastroesofágico, não está associada a sangramentos massivos como a hematêmese apresentada. Além disso, cauterização não é o tratamento adequado para esofagite.

D - úlcera péptica e omeprazol intravenoso em altas doses. Novamente, úlceras podem causar sangramento, mas no contexto deste paciente, varizes esofágicas são mais prováveis. Omeprazol é usado no tratamento de úlceras, mas não é o tratamento de escolha para varizes esofágicas.

E - neoplasia gástrica e tratamento cirúrgico (gastrectomia total). Neoplasias gástricas podem causar sangramento, mas não são típicas no contexto de cirrose e hipertensão portal. Além disso, o tratamento cirúrgico imediato não se refere ao manejo de sangramento agudo.

Compreender esses aspectos clínicos é crucial para responder corretamente a questões de concurso relacionadas a emergências gastroenterológicas. Espero que esta explicação tenha sido útil.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo