Considerando as características e propriedades de átomos e ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B.
Vamos entender o motivo disso e analisar as alternativas incorretas:
Alternativa B: Para átomos de um mesmo elemento químico, pode haver um número variável de nêutrons para o mesmo número de prótons; os isótopos têm o mesmo número de prótons e diferentes números de nêutrons.
Essa alternativa está correta. Os átomos de um mesmo elemento químico possuem o mesmo número de prótons, característica que define o elemento. No entanto, o número de nêutrons pode variar, originando diferentes isótopos do mesmo elemento. Por exemplo, o Carbono-12 e o Carbono-14 são isótopos de carbono, ambos com 6 prótons, mas com 6 e 8 nêutrons, respectivamente.
Alternativa A: Os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo, que é pequeno; em virtude disso, a maior parte da massa do átomo está concentrada na eletrosfera.
Essa alternativa está incorreta. De fato, os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo. Porém, a massa do átomo está majoritariamente concentrada no núcleo, não na eletrosfera. A eletrosfera contém elétrons, que têm uma massa muito menor comparada à dos prótons e nêutrons.
Alternativa C: Uma molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes; em virtude de não haver transferência de elétrons e formação de íons, todas essas unidades são apolares.
Essa alternativa está incorreta. A definição de molécula está correta, assim como a afirmação de que ligações covalentes não envolvem transferência de elétrons. No entanto, a afirmação de que todas essas unidades são apolares é falsa. Existem moléculas covalentes polares, como a água (H₂O), onde há uma distribuição desigual de elétrons, resultando em uma molécula polar.
Alternativa D: O modelo atômico de Dalton previa a existência de prótons, nêutrons e elétrons.
Essa alternativa está incorreta. O modelo atômico de Dalton, proposto no início do século XIX, não previa a existência de prótons, nêutrons e elétrons. Dalton acreditava que os átomos eram indivisíveis e maciços. A descoberta de partículas subatômicas veio posteriormente, com os avanços nos modelos atômicos de Thomson, Rutherford e Bohr.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) ERRADA- A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo, uma pequena e densa região. O seu maior volume encontra-se na eletrosfera, local de espaços vazios, pois os elétrons orbitam ao redor do núcleo
B) CORRETA
C) ERRADA- Uma molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes; em virtude de não haver transferência de elétrons e formação de íons, todas essas unidades são apolares.
D) ERRADA- o modelo atômico de Dalton previa que o átomo é uma esfera maciça, homogênea, indivisível e indestrutível e, por isso, é também conhecido como modelo da “bola de bilhar".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo