Vando, Vagner, Valter e Valdo se unem estável e permanentem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2218525 Direito Penal
Vando, Vagner, Valter e Valdo se unem estável e permanentemente, de forma estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas, para a prática de infrações penais transnacionais, cuja pena máxima é de quatro anos de privação da liberdade, a fim de auferirem lucro com o cometimento dos delitos. Considerando que os três primeiros envolvidos são adultos, mas Valdo é adolescente:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Com vistas a responder à questão, impõe-se a análise das alternativas de modo a verificar-se qual delas está correta. 
Item (A) - A configuração de uma organização criminosa encontra-se determinada no § 1º, do artigo 1º, da Lei nº 12.850/1013. Confira-se: "§ 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional". Ainda que haja menores na sua composição, não fica descaracterizada a sua existência, desde que presentes outros dos elementos estruturantes do dispositivo ora transcrito. Assim sendo, a presente alternativa está incorreta. 
Item (B) - Nos termos do dispositivo transcrito na análise do item (A) da questão, se os crimes forem de caráter transnacional, não importa o quantum da pena máxima cominada, ficando caraterizada, da mesma forma, a organização criminosa. Assim sendo, a presente alternativa está incorreta. 
Item (C) - Nos termos do dispositivo transcrito na análise do item (A) da questão, basta a associação de quatro pessoas para ficar caracterizada a organização criminosa. Assim sendo, a presente alternativa está incorreta. 
Item (D) - A situação descrita configura o crime de associação criminosa, previsto no artigo 288, do Código Penal, com previsão de majorante, nos termos do parágrafo único do referido dispositivo, em decorrência da participação de um adolescente. Assim sendo, a presente alternativa está correta. 
Gabarito do professor: (D)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errei, porém....

Segundo o artigo 1º, parágrafo 1º, da Lei 12.580/2013, organização criminosa é a associação de quatro ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informal, com o objetivo de obter vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a quatro anos, ou que sejam de caráter transnacional.

Gab: D, os inimputáveis são considerados para fins de composição.

Considera-se organização criminosa a associação de 4 ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 anos, ou que sejam de caráter transnacional.

Além disso, teria um aumento de 1/6 a 2/3 pela participação do adolescente.

GAB D) CORRETO

basta tão somente que um deles seja imputável

  •  Associação Criminosa: Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes:   (aumenta-se até a metade se a associação é armada ou se houver a participação de criança ou adolescente.)  

---------------------------------------------------------------------------------------------------

  • associação para o tráfico: 2 pessoas (A participação de adolescente pode ser considerada para tipificação do crime de Associação para o Tráfico e para agravar a pena)

STJ, 2021 > não há bis in idem na aplicação da causa de aumento da pena do

art. 40, inciso VI, da Lei n.º 11.343/06, concomitantemente aos crimes de tráfico e de associação para o tráfico de drogas. Do mesmo modo, é cabível a aplicação da majorante de o crime envolver ou visar a atingir criança ou adolescente em delito de associação para o tráfico de drogas com menor de idade

---------------------------------------------------------------------------------------------------

  • organização criminosa: 4 pessoas ( + de 4 anos) , ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

(A pena é aumentada de 1/6 (um sexto) a 2/3 (dois terços): I - se há participação de criança ou adolescente )

GABARITO D

O inimputável é levado à conta para a caracterização de organização criminosa, em sua composição em número de agentes (04 ou mais agentes).

Logo, trata-se de organização criminosa por estarem presentes todos os elementos descritos no §1º, do art. 1º da Lei nº 12.850/2013 (Lei de combate às Organizações Criminosas).

  • Associação Criminosa (Artigo 288, do Código Penal):

Art. 288. Associarem-se 3 (três) ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes:

Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos.    

Parágrafo único. A pena aumenta-se até a metade se a associação é armada ou se houver a participação de criança ou adolescente.

  • Organização Criminosa (Artigo 1º, p. 1º, da Lei nº 12.850, de 2013):

§ 1º Considera-se organização criminosa a associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

  • Associação para o tráfico (Artigo 35, da Lei nº 11.343, de 2006):

Art. 35. Associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e § 1º , e 34 desta Lei:

Pena - reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.200 (mil e duzentos) dias-multa.

Parágrafo único. Nas mesmas penas do caput deste artigo incorre quem se associa para a prática reiterada do crime definido no art. 36 desta Lei.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo