A departamentalização é entendida como o agrupamento ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (21)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Para resolver questões sobre departamentalização organizacional é fundamental entender que este processo é o ato de dividir uma organização em diferentes departamentos, que realizam tarefas específicas alinhadas com a estratégia da empresa. Cada alternativa apresenta uma vantagem potencial da departamentalização, exceto a alternativa correta, que apresenta uma afirmação incorreta sobre o tema.
A assertiva C é incorreta pois sugere que a departamentalização permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as necessidades e exigências dos canais de mercado e distribuição. Na verdade, a departamentalização pode se concentrar em diferentes critérios, como produtos, processos, clientes ou geografia, por exemplo, mas não necessariamente em canais de mercado e distribuição de forma isolada. Este tipo de concentração de conhecimento é mais associado a departamentos específicos de marketing ou de vendas, que não são o foco da departamentalização como um todo.
É importante lembrar que a departamentalização pode, sim, beneficiar o conhecimento de mercado de uma organização, mas isso não é uma vantagem intrínseca da departamentalização em si, mas sim do trabalho eficaz dos departamentos responsáveis por esta área. A departamentalização facilita a especialização e o foco, mas não substitui a função de análise de mercado.
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- a) A departamentalização é
indicada para circunstâncias externas e mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto.
- A departamentalização, em si, pressupõe uma certa rigidez, porque se assim não fosse, não haveria necessidade de criação de departamentos formais, a exemplo do que acontece na adhocracia
- b) A departamentalização permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo.
- Uma alteração na estrutura departamental certamente afetará a estrutura como um todo, porquanto as organizações tradicionais são constituídas por departamentos cujos tamanhos e atribuições são regimentalmente definidos. A departamentalização tradicional não constitui ferramenta para ambientes instáveis.
- c) A departamentalização permite à organização concentrar seus conhecimentos sobre as necessidades e exigências dos canais de mercado e distribuição.
- De fato. Quando os departamentos se concentram em suas atividades, podem ser utilizados departamentos para cuidar dos canais, especializando-se na formação dessas informações.
- d) A departamentalização facilita a coordenação interdepartamental, uma vez que a preocupação básica é o produto final. Assim, as diversas atividades de departamento tornam-se secundárias e precisam sujeitar-se ao objetivo principal dos processos finalísticos.
- Uma das disfunções da departamentalização, apontada por Chiavenato, é exatamente a orientação para dentro. Os departamentos tendem a preocupar-se com suas próprias pessoas e processos, em detrimento do objetivo final da organização.
- e) A departamentalização facilita a inovação, já que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto final.
- A departamentalização normalmente isola os funcionários, reduzindo os fluxos de cooperação e comunicação.
Mas que diabos é isso também? Existem diversos tipos de departamentalização, cada uma adequada a uma realidade, a um objetivo. Uma questão esdrúxula destas confunde até um colaborador mais experiente.
Abraços!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo