A etiologia das alterações periapicais é a mesma das al...
A etiologia das alterações periapicais é a mesma das alterações pulpares, visto que se refere à contínua progressão da lesão pulpar não tratada adequadamente que leva à sua necrose. Sobre as alterações periapicais, analise as assertivas abaixo:
I. A pericementite traumática pode ser originada após uma simples restauração na qual houve permanência de um contato prematuro, ou devido a um trauma dental leve. Já a infecciosa será decorrente de uma inflamação pulpar que alcançou o tecido periodontal na região apical, determinando o início das alterações periapicais.
II.No abscesso periapical agudo inicial, o pus está localizado no ligamento periodontal apical. A pessoa procurará atendimento na UBS relatando uma dor parecida com o quadro de pericementite apical infecciosa − dor espontânea, contínua, localizada, porém mais intensa, e sensação de “dente crescido” − e já apresentará um início de edema em fundo de sulco na região do dente afetado.
III.O abscesso periapical crônico é um processo inflamatório, purulento, de evolução lenta, assintomático associado a um dente com necrose pulpar. O pus formado drenará via ligamento periodontal ou por um trajeto fistuloso intra ou extraoral.
Quais estão corretas?