Várias são as medidas de segurança que podem ser empregadas...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D - Controle de acesso, circuito fechado de TV, prevenção de furto é a correta.
Em bibliotecas e unidades de informação, a segurança é um aspecto crucial para a proteção de acervos, instalações e, principalmente, dos usuários e funcionários. Klodzinski, citado nos estudos de Silva e Teixeira, descreve que a segurança nas bibliotecas pode ser abordada sob três principais perspectivas: controle de acesso, monitoramento por circuito fechado de TV e prevenção de furto.
Controle de acesso refere-se à implementação de sistemas que regulam quem pode entrar nas instalações da biblioteca, garantindo que somente pessoas autorizadas tenham acesso a áreas restritas. Isso pode incluir a utilização de cartões magnéticos, biometria, ou outras tecnologias de identificação.
O circuito fechado de TV (CCTV) é uma ferramenta importante para monitorar as atividades dentro da biblioteca. As câmeras ajudam a supervisionar os ambientes, inibindo ações ilícitas e fornecendo registros visuais que podem ser revisados em caso de incidentes.
Prevenção de furto envolve diversas estratégias para evitar o roubo de materiais do acervo. Isso pode incluir a instalação de sensores e alarmes nas saídas e em materiais específicos, bem como a conscientização e orientação de usuários e funcionários sobre a importância da segurança.
Agora, vamos analisar por que as demais alternativas estão incorretas:
Alternativa A: A combinação de "tecnologia eletromagnética, reativadores, TV" não aborda de maneira abrangente as três perspectivas principais destacadas por Klodzinski. A tecnologia eletromagnética e reativadores podem estar relacionados à prevenção de furto, mas "TV" sem a especificação de ser um circuito fechado não completa os requisitos de segurança.
Alternativa B: "Tecnologia RFIC, circuito fechado, acesso central" inclui o circuito fechado, mas "acesso central" não é uma perspectiva clara de controle de acesso. Além disso, a tecnologia RFIC (identificação por radiofrequência) não é explicitamente mencionada por Klodzinski nas três perspectivas principais.
Alternativa C: "Circuito aberto, eletromagnéticos, tecnologia RFIC" não está correta, pois circuito aberto não é uma perspectiva de segurança eficaz como o circuito fechado. As outras tecnologias mencionadas podem auxiliar na prevenção de furto, mas não cobrem todas as perspectivas.
Alternativa E: "Prevenção de furto, tecnologia RFIC, circuito fechado" inclui duas das três perspectivas corretas (prevenção de furto e circuito fechado), mas não aborda diretamente o controle de acesso como a alternativa D.
Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender o tema abordado na questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Segundo Klodzinski (2005 apud Silva e Teixeira, 2007, p. 5):
Várias são as medidas de segurança que podem ser empregadas em sistemas de segurança em bibliotecas, como Klodzinski (2005) salienta, essa segurança pode ser trabalhada em três perspectivas: controle de acesso, circuito fechado de TV, prevenção de furto.
Gab. D
SILVA, Michele Alves da; Teixeira, Cenidalva M. de S. Segurança eletrônica de acervo em bibliotecas universitárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2007. Disponível em: http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/handle/123456789/1226
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo