A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossa...
A herança do trabalho fragmentado, já naturalizada em nossas escolas, compõe-se com uma falsa noção de autonomia, manifesta no cotidiano por frases como "fecho a porta de minha sala de aula e faço o que eu achar melhor". A possibilidade de se realizar o trabalho isolada e independentemente, sem nenhuma vinculação com outros sujeitos, não expressa, de modo algum, o que entendemos por autonomia. Expressa, isto sim, a solidão no local de trabalho e a angústia diante de relações marcadas pela subalternidade.
GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha; CORREA, Bianca Cristina. Desafios à democratização da gestão escolar e a atuação dos professores na escola pública. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 225 237, jan./jun. 2009.
No excerto apresentado, as autoras destacam características do trabalho docente, apontando para alguns elementos necessários para a implementação de uma gestão democrática, prevista na legislação como um dos princípios da educação nacional. Baseados na legislação nacional e nos textos produzidos sobre a Gestão Democrática da Educação por pesquisadores da área, afirma-se que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (31)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B. Vamos explorar esse conceito para entender o porquê desta resposta ser a mais adequada.
A gestão democrática na educação é um princípio previsto pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/96. Ela visa assegurar a participação efetiva de diferentes segmentos da comunidade escolar - professores, alunos, pais e funcionários - nos processos decisórios das instituições educacionais. Isto é, a gestão democrática favorece o trabalho coletivo, a transparência e a corresponsabilidade no ambiente escolar.
A alternativa B destaca que a "crescente diminuição da autonomia do trabalho docente aliada a uma cultura de trabalho que valoriza uma ação individualizada são dificultadores para a construção de uma gestão democrática". O texto da questão refere-se à prática isolada de professores que se fecham em suas salas de aula, não compartilhando ou construindo saberes de forma colaborativa com outros educadores. Essa postura dificulta a criação de uma cultura de gestão democrática, que se baseia na cooperação e no diálogo entre os membros da comunidade escolar.
O que a alternativa correta aponta é um problema real enfrentado pelas escolas: a dificuldade em romper com práticas tradicionais de atuação independente do professor, onde este se vê como único responsável pelo que acontece em sua sala de aula. Essa perspectiva entra em conflito com o modelo colaborativo e participativo proposto pela gestão democrática, que defende a ideia de que todos na escola devem trabalhar juntos para a tomada de decisões e para o desenvolvimento das práticas educacionais.
Portanto, a justificativa para a correção da alternativa B se encontra na compreensão de que a autonomia do professor não deve significar isolamento, e sim, a habilidade de trabalhar colaborativamente, respeitando e contribuindo para o processo coletivo de gestão na escola.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A crescente diminuição da autonomia do trabalho docente aliada a uma cultura de trabalho que valoriza uma ação individualizada são dificultadores para a construção de uma gestão democrática.
Gabarito B
Visão dos pesquisadores referente ao falado no texto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo