O tratamento medicamentoso em crianças é diferente do de a...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279774 Farmácia
O tratamento medicamentoso em crianças é diferente do de adultos, principalmente porque se baseia no peso ou na superfície corpórea. Em geral, as crianças estão sujeitas aos mesmos efeitos adversos dos adultos, mas apresentam maiores riscos com certas drogas por causa das diferenças farmacocinéticas. Sobre esta temática identifique a alternativa correta: I. Muitas drogas usadas em pediatria se ligam a proteínas, primeiramente albumina, e a ligação a proteínas limita a distribuição de drogas livres pelo corpo, estas concentrações de albumina e proteínas totais são maiores nos recém-nascidos mas se aproximam do nível dos adultos por volta dos 10 a 12 meses. II. A administração transretal de drogas é, em geral, apropriada somente em emergências, quando a via IV não está disponível (p. ex., uso de diazepam retal para o estado epiléptico). Essa via pode influenciar a absorção por causa da diferença no sistema de drenagem venosa. Lactentes também podem expelir o fármaco antes de a absorção significativa ocorrer. III. No recém-nascido, o aumento da ligação a proteínas deve-se também a diferenças qualitativas na ligação proteica e à competitividade ligadora por moléculas, como bilirrubinas e ácidos graxos livres, que circulam em concentrações mais baixas nos recém-nascidos e lactentes. IV. No fígado e no intestino delgado, o sistema enzimático citocromo P-450 (CYP450) é o sistema conhecido mais importante para o metabolismo de fármacos, onde as enzimas CYP450 inativam os fármacos via Oxidação, redução e hidrólise (fase I do metabolismo) e hidroxilação e conjugação (fase II do metabolismo).
A sequência correta é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta sobre farmacologia pediátrica, identificando a alternativa correta e compreendendo os conceitos envolvidos.

Alternativa Correta: B - Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

Tema Central: O foco desta questão está nas particularidades da farmacocinética e farmacodinâmica em crianças comparado aos adultos. Para responder corretamente, é necessário entender como a absorção, distribuição, metabolismo e excreção de fármacos podem variar em função da idade e das características fisiológicas das crianças.

Explicação da Alternativa Correta:

II: A assertiva está correta. A administração transretal de medicamentos é realmente mais apropriada em situações de emergência, especialmente quando não é possível utilizar a via intravenosa. Este conhecimento é frequentemente aplicado em casos como o uso de diazepam retal para tratar o estado epiléptico. A observação sobre o risco de o fármaco ser expelido antes da absorção em lactentes é válida devido à anatomia e fisiologia específicas dessa faixa etária.

IV: Esta assertiva também está correta. O sistema citocromo P-450 (CYP450) tem um papel crucial no metabolismo dos fármacos, tanto no fígado quanto no intestino delgado. As fases de metabolismo descritas (oxidação, redução, hidrólise na fase I, e hidroxilação e conjugação na fase II) são processos essenciais para a biotransformação dos medicamentos.

Análise das Alternativas Incorretas:

I: Esta assertiva está incorreta. Ao contrário do que é afirmado, as concentrações de albumina e proteínas totais são menores nos recém-nascidos, aumentando progressivamente até se aproximarem dos níveis adultos por volta dos 10 a 12 meses de idade. Portanto, a descrição está errada quanto à fisiologia dos recém-nascidos.

III: Esta assertiva é imprecisa. O aumento da ligação a proteínas nos recém-nascidos não é influenciado por concentrações mais baixas de bilirrubinas e ácidos graxos livres; na verdade, esses compostos podem competir com os fármacos por locais de ligação a proteínas, impactando a farmacocinética.

Com estas observações, fica claro que a alternativa B é a correta, pois apenas as assertivas II e IV estão de acordo com o conhecimento farmacológico pediátrico atual.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Muitas drogas usadas em pediatria se ligam a proteínas, primeiramente albumina, e a ligação a proteínas limita a distribuição de drogas livres pelo corpo, estas concentrações de albumina e proteínas totais são maiores nos recém-nascidos mas se aproximam do nível dos adultos por volta dos 10 a 12 meses. (menores).

II. A administração transretal de drogas é, em geral, apropriada somente em emergências, quando a via IV não está disponível (p. ex., uso de diazepam retal para o estado epiléptico). Essa via pode influenciar a absorção por causa da diferença no sistema de drenagem venosa. Lactentes também podem expelir o fármaco antes de a absorção significativa ocorrer.

III. No recém-nascido, o aumento da ligação a proteínas deve-se também a diferenças qualitativas na ligação proteica e à competitividade ligadora por moléculas, como bilirrubinas e ácidos graxos livres, que circulam em concentrações mais baixas nos recém-nascidos e lactentes. (elevadas)

IV. No fígado e no intestino delgado, o sistema enzimático citocromo P-450 (CYP450) é o sistema conhecido mais importante para o metabolismo de fármacos, onde as enzimas CYP450 inativam os fármacos via Oxidação, redução e hidrólise (fase I do metabolismo) e hidroxilação e conjugação (fase II do metabolismo).

A banca fez um CRTL+C, CRTL+V desse artigo:

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/princ%C3%ADpios-do-tratamento-medicamentoso-em-crian%C3%A7as/farmacocin%C3%A9tica-em-crian%C3%A7as#

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo