A farmacocinética avalia os efeitos que o corpo faz com o f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1279780 Farmácia
A farmacocinética avalia os efeitos que o corpo faz com o fármaco, dentre eles, os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção, enquanto a farmacodinâmica é o estudo do mecanismo de ação dos fármacos em geral. Com relação à Farmacocinética e à Farmacodinâmica dos fármacos, as assertivas INCORRETAS são:
I. A partir de estudos farmacodinâmicos, os antimicrobianos podem ser classificados em antimicrobianos tempo-dependentes e concentração–dependentes, sendo que os dependentes desconcentração tem uma relação direta entre a menor concentração da droga e mais rápida erradicação do patógeno. II. Fármacos ácidos fracos, como a aspirina, em um ambiente altamente ácido, como o suco gástrico, predominam em sua forma protonada, não ionizada, lipossolúvel, tendendo a atravessar membranas biológicas da parede do estômago com mais facilidade. Ao alcançar o ambiente mais alcalino do plasma, a aspirina é desprotonada, tornando-se ionizada, aumentando sua hidrossolubilidade e dissolução no plasma, evitando sua reabsorção retrógrada. III. Os receptores têm finalidades naturais (fisiológicas), mas os medicamentos tiram vantagem dos receptores. Exemplificando, morfina e drogas analgésicas afins ligam-se aos mesmos receptores no cérebro utilizados pelas catequinas (substâncias químicas naturalmente produzidas que alteram a percepção e as reações sensitivas). Uma classe de drogas chamadas agonistas, ativa ou estimula seus receptores, disparando uma resposta que aumenta ou diminui a função celular. IV. Na farmacocinética dos antimicrobianos é importante avaliar a meia-vida do antimicrobiano, que corresponde ao tempo necessário para que a concentração sérica máxima, alcançada com a administração de uma dose padrão, se reduza a metade, sendo que este índice independe da intensidade ou pico da concentração sérica máxima e é determinado pelo grau de excreção ou metabolização e pela rapidez de difusão tecidual do antimicrobiano.
A sequência correta que atende ao enunciado da questão é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O erro da III é dizer que os opioides endógenos são catequinas e na verdade são peptídeos, questão muito difícil.

Matei a questão por eliminação, confesso. A I estava tão mal redigida que mal a compreendi, mas a II está notadamente correta, logo o único gabarito que sobra é a letra D

Questão que demanda muita atenção! #cascagrossa

"Forma protonada, não ionizada" impossível

Questão redigida pelo estagiário!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo