Pelo princípio da continuidade, pressupõe-se que, em algum m...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q111336 Contabilidade Geral
Julgue os seguintes itens, que dizem respeito às normas e práticas
contábeis atualmente vigentes no país.

Pelo princípio da continuidade, pressupõe-se que, em algum momento, toda entidade entrará em liquidação, sendo necessário o reconhecimento de tal fato para fins de avaliação de seus ativos e passivos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Os Princípios de Contabilidade, nova denominação dada aos Princípios Fundamentais de Contabilidade pela Resolução CFC nº  1.282/10, foram fixados pelo Conselho Federal de Contabilidade por meio da Resolução nº 750/93. (Ricardo Ferreira - Contabilidade Básica).

O Art. 5º da Resolução nº 750/93 informa: "O Princípio da Continuidade pessupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância."

Questão errada.
PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
De acordo com esse princípio, a continuidade ou não da existência de uma entidade deve ser levada em conta quando da classificação dos itens patrimoniais e de sua avaliação quantitativa ou qualitativa.De acordo com esse princípio, a continuidade ou não da existência de uma entidade deve ser levada em conta quando da classificação dos itens patrimoniais e de sua avaliação quantitativa ou qualitativa.

Apostila de Diná Gasparini
GABARITO ERRADO
De acordo com o artigo 5º da Resolução CFC nº 7 50/93: 
Art.  5º O  Princípio  da  Continuidade  pressupõe  que  a  Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação  dos  componentes  do  patrimônio  levam  em  conta esta circunstância. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10) 

Bizu

Só lembrando que não se chama mais princípios fundamentais de contabilidade


Chama-se Princípios de Contabilidade que na atualidade são 6.


São Princípios de Contabilidade:

I) o da ENTIDADE; 

II) o da CONTINUIDADE; 

III) o da OPORTUNIDADE; 

IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; 

VI) o da COMPETÊNCIA; e 

VII) o da PRUDÊNCIA.


Pegadinha do malandro!

O Art. 5º da Resolução nº 750/93 informa: "O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro"

O erro foi dizer que pelo princípio da continuidade, pressupõe-se que, em algum momento, toda entidade entrará em liquidação.

 


Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo