Em relação à fisiopatologia dos transtornos de ansiedade, as...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a fisiopatologia dos transtornos de ansiedade. Para responder corretamente, é necessário compreender os mecanismos biológicos associados a esses transtornos, incluindo os neurotransmissores e peptídeos envolvidos.
Alternativa correta: B - A galanina é um peptídeo envolvido em uma série de funções fisiológicas e comportamentais, incluindo a ansiedade.
A galanina é realmente um peptídeo neuroativo que desempenha papéis em várias funções comportamentais, entre elas a regulação da ansiedade. Por isso, essa é a alternativa correta.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
A - Embora o neuropeptídeo Y tenha efeitos em diversos sistemas, a afirmação não está correta quanto ao seu papel exato em relação ao locus ceruleus e os sistemas de CRH e dopamina no contexto da ansiedade.
C - A serotonina e o GABA são neurotransmissores associados à ansiedade, mas a dopamina não é um dos três principais neurotransmissores relacionados a esse transtorno. No lugar da dopamina, o norepinefrina seria mais apropriado.
D - As anormalidades em estudos de imagens cerebrais de pacientes com ansiedade são mais frequentemente observadas na amígdala e no córtex pré-frontal, e não nas regiões citadas como hipófise e pineal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo