Nos termos do Decreto n° 1.171/1994, são deveres do servido...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos começar analisando o tema central da questão: o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, que é regido pelo Decreto nº 1.171 de 1994. Esse documento estabelece os deveres e responsabilidades dos servidores públicos, promovendo a ética e a integridade no serviço público.
A questão pede que identifiquemos uma situação que não é um dever do servidor público, segundo o Decreto mencionado.
Alternativa Correta: C - Exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
Justificativa: A alternativa C é a correta porque descreve uma situação que contraria os princípios éticos do serviço público. O Decreto nº 1.171/1994 proíbe expressamente atividades aéticas e a associação do servidor a empreendimentos duvidosos, pois isso compromete a integridade e a imagem do serviço público.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Ser assíduo e frequente ao serviço: Este é um dever do servidor, pois a assiduidade garante a continuidade e a eficiência no serviço público, evitando prejuízos ao funcionamento do sistema.
B - Tratar cuidadosamente os usuários: Também é um dever do servidor público. O cuidado no trato com os usuários é essencial para manter a confiança e a efetividade no atendimento ao público.
D - Zelar no exercício do direito de greve: O servidor deve sempre considerar a defesa da vida e a segurança coletiva, mesmo ao exercer o direito de greve. Isto está alinhado com os princípios éticos de responsabilidade social do servidor.
E - Manter limpo e em ordem o local de trabalho: Este dever está relacionado à organização e eficiência no ambiente de trabalho, fundamentais para o bom desempenho das funções públicas.
Todos os itens, exceto a alternativa C, descrevem deveres que estão claramente articulados no Decreto nº 1.171/1994, demonstrando o compromisso do servidor com a ética e a eficiência no serviço público.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa C
a) ser assíduo e frequente ao serviço, na certeza de que sua ausência provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema. UM DEVER
b) tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público. UM DEVER
c) exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso. VEDADO
d) zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva. UM DEVER
e) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os métodos mais adequados à sua organização e distribuição. UM DEVER
A questão é tranquila, o difícil é ler o nome da banca.
Gabarito; C
É VEDADO ao servidor público civil federal: exercer atividade profissional AÉTICA ou ligar o seu nome a EMPREENDIMENTOS DE CUNHO DUVIDOSO.
Por exemplo, ligar o nome de servidor a sociedades de empresas ou empreendimentos de forma ilegal, incompatíveis com sua atividade profissional e vida pessoal.
Vedações ao Servidor Público (Obrigação de NÃO FAZER): Trata-se de proibições de uso do cargo ou função seja para favorecer alguém ou a si mesmo, geralmente constituiu, no mínimo, uma improbidade administrativa ou até mesmo, concomitantemente, um crime.
Acrescenta - se ainda:
Decisão do Superior Tribunal de Justiça no MS n. 12.536/DF, onde se avançou em relação ao texto previsto no artigo 148 da Lei 8112/9. No acórdão o STJ determinou que: "a conduta do servidor tida por ímproba não precisa estar, necessária e diretamente, vinculada com o exercício do cargo público".
Na decisão a Corte concluiu que: "mesmo quando a conduta é perpetrada fora das atividades funcionais, se ela evidenciar incompatibilidade com o exercício das funções do cargo, por malferir princípios basilares da Administração Pública, é sim passível de punição na esfera administrativa, inclusive com a pena máxima de demissão."
Alternativa C.
É vedado ao servidor exercer atividade profissional aética ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo