Considere um paciente do sexo masculino, 55 anos, com suspe...
Considere um paciente do sexo masculino, 55 anos, com suspeita de Schwannoma Vestibular à esquerda.
Assinale a alternativa que corresponde ao resultado das Emissões Otoacústicas Evocadas por estímulo transiente (EOAT) e do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - EOAT presentes e PEATE ausente à esquerda.
Vamos entender melhor o tema central da questão. O ponto principal aqui é a avaliação de um caso de Schwannoma Vestibular, que é um tipo de tumor que afeta o nervo vestibular. Esse tumor pode impactar a função auditiva do paciente, e para analisar isso, utilizamos exames como as Emissões Otoacústicas Evocadas por estímulo transiente (EOAT) e o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).
O EOAT mede a função das células ciliadas externas da cóclea. Essas células ainda podem funcionar normalmente mesmo na presença de um schwannoma vestibular, pois o problema está mais no nervo auditivo e não na cóclea em si. Portanto, é esperado que as EOAT estejam presentes.
Já o PEATE analisa a condução do som desde o nervo auditivo até o tronco encefálico. No caso de schwannoma vestibular, é comum que a condução nervosa esteja comprometida, levando à ausência de resposta no PEATE do lado acometido. Por isso, o PEATE está ausente à esquerda, onde está o tumor.
Agora, vamos justificar porque as outras alternativas estão incorretas:
A - EOAT e PEATE ausentes à esquerda: Nesta opção, ambos os exames estariam ausentes, o que não é o esperado, pois, como mencionamos, as EOAT geralmente permanecem presentes na presença de um schwannoma vestibular.
C - EOAT presentes parcialmente e PEATE normal do lado acometido: As EOAT não estariam apenas parcialmente presentes; elas geralmente estão totalmente presentes. Além disso, o PEATE não seria normal devido à interferência do tumor.
D - EOAT ausentes e PEATE com morfologia alterada do lado acometido: A ausência de EOAT não é esperada, já que a cóclea pode estar funcionando normalmente. O PEATE com morfologia alterada poderia ocorrer, mas não é a característica principal de um schwannoma vestibular.
E - EOAT ausentes e PEATE com latências absolutas alteradas e interpicos preservados: Novamente, a ausência de EOAT não faz sentido neste caso. As alterações no PEATE podem ocorrer, mas não justificam a ausência de EOAT.
Com esta explicação, espero ter ajudado a compreender como interpretar corretamente a questão e a importância de entender o funcionamento dos exames audiológicos no contexto de um schwannoma vestibular.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo