Considere um paciente do sexo masculino, 55 anos, com suspe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1645376 Fonoaudiologia

Considere um paciente do sexo masculino, 55 anos, com suspeita de Schwannoma Vestibular à esquerda.

Assinale a alternativa que corresponde ao resultado das Emissões Otoacústicas Evocadas por estímulo transiente (EOAT) e do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - EOAT presentes e PEATE ausente à esquerda.

Vamos entender melhor o tema central da questão. O ponto principal aqui é a avaliação de um caso de Schwannoma Vestibular, que é um tipo de tumor que afeta o nervo vestibular. Esse tumor pode impactar a função auditiva do paciente, e para analisar isso, utilizamos exames como as Emissões Otoacústicas Evocadas por estímulo transiente (EOAT) e o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE).

O EOAT mede a função das células ciliadas externas da cóclea. Essas células ainda podem funcionar normalmente mesmo na presença de um schwannoma vestibular, pois o problema está mais no nervo auditivo e não na cóclea em si. Portanto, é esperado que as EOAT estejam presentes.

Já o PEATE analisa a condução do som desde o nervo auditivo até o tronco encefálico. No caso de schwannoma vestibular, é comum que a condução nervosa esteja comprometida, levando à ausência de resposta no PEATE do lado acometido. Por isso, o PEATE está ausente à esquerda, onde está o tumor.

Agora, vamos justificar porque as outras alternativas estão incorretas:

A - EOAT e PEATE ausentes à esquerda: Nesta opção, ambos os exames estariam ausentes, o que não é o esperado, pois, como mencionamos, as EOAT geralmente permanecem presentes na presença de um schwannoma vestibular.

C - EOAT presentes parcialmente e PEATE normal do lado acometido: As EOAT não estariam apenas parcialmente presentes; elas geralmente estão totalmente presentes. Além disso, o PEATE não seria normal devido à interferência do tumor.

D - EOAT ausentes e PEATE com morfologia alterada do lado acometido: A ausência de EOAT não é esperada, já que a cóclea pode estar funcionando normalmente. O PEATE com morfologia alterada poderia ocorrer, mas não é a característica principal de um schwannoma vestibular.

E - EOAT ausentes e PEATE com latências absolutas alteradas e interpicos preservados: Novamente, a ausência de EOAT não faz sentido neste caso. As alterações no PEATE podem ocorrer, mas não justificam a ausência de EOAT.

Com esta explicação, espero ter ajudado a compreender como interpretar corretamente a questão e a importância de entender o funcionamento dos exames audiológicos no contexto de um schwannoma vestibular.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo