O fundamento de toda a linguagem é o dialogismo, essa rela...
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Gabarito comentado
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Alternativa correta: D - alteridade.
A temática abordada nesta questão relaciona-se ao conceito de dialogismo proposto pelo filósofo e teórico da linguagem Mikhail Bakhtin. Dialogismo é a noção de que a linguagem e o discurso são essencialmente dialógicos, ou seja, construídos por meio da interação entre os sujeitos. Essa interação não é apenas o ato de falar e ouvir, mas sim um processo de trocas significativas que envolvem compreensão, interpretação, e resposta ao outro.
Para que haja um diálogo, é fundamental que exista o reconhecimento do outro como um interlocutor válido, com suas próprias ideias, sentimentos e perspectivas. É aqui que entra o conceito de alteridade, que significa a capacidade de reconhecer e valorizar a existência do outro em sua diferença e singularidade. A alteridade é, portanto, um princípio essencial do dialogismo, pois sem o reconhecimento do outro como diferente e igualmente importante, o diálogo genuíno não pode ocorrer.
Com base nesse entendimento, a alternativa correta é a letra D, pois a alteridade é o fundamento pelo qual se estabelecem relações dialógicas, seja consigo mesmo ou com o outro. Ressignificação, reestruturação, determinação e inatividade não refletem diretamente o princípio necessário para o estabelecimento de um diálogo genuíno no sentido bakhtiniano do termo.
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Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. Por esse motivo, o "eu" na sua forma individual só pode existir através de um contato com o "outro".
Quando é possível verificar a alteridade, uma cultura não tem como objetivo a extinção de uma outra. Isto porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização das diferenças existentes.
Fonte : https://www.significados.com.br/alteridade/
Alteridade do latim alteritas é a concepção que parte do pressuposto básico de que todo o ser humano social interage e interdepende do outro. Assim, como muitos antropólogos e cientistas sociais afirmam, a existência do "eu-individual" só é permitida mediante um contato com o outro.
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