Os conselhos de gestão são espaços de interação direta entre...
Os conselhos de gestão são espaços de interação direta entre Estado e sociedade.
Sobre os conselhos de gestão, analise a afirmativas a seguir.
I. São espaços públicos estatais que possibilitam a representação de interesses coletivos na definição da agenda pública.
II. Distinguem-se de outras manifestações da sociedade civil, por ser sua estrutura legalmente definida e institucionalizada e por buscar a ação conjunta com o aparato estatal.
III. O estatuto jurídico dos conselhos permite uma completa autonomia desse subsistema em relação à economia e à política.
Está correto apenas o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Parte em vermelho: erro
Parte em verde: reescrita da alternativa de modo correto
__________________________________________________________________________________________________________________
I- . São espaços públicos estatais (NÃO ESTATAIS) que possibilitam a representação de interesses coletivos na definição da agenda pública.
II- Distinguem-se de outras manifestações da sociedade civil, por ser sua estrutura legalmente definida e institucionalizada e por buscar a ação conjunta com o aparato estatal.
III- O estatuto jurídico dos conselhos permite uma completa autonomia (NÃO PERMITE COMPLETA AUTONOMIA) desse subsistema em relação à economia e à política.
o que são de fato os conselhos?
Conselhos são espaços de interface entre o Estado e a sociedade. São pontes entre a população e o governo, assumindo a co-gestão das políticas públicas. O poder é partilhado entre os representantes do governo e da sociedade, e todos assumem a tarefa de propor, negociar, decidir, implementar e fiscalizar a realização do interesse público (Carvalho, 1998).
Os conselhos significam espaços públicos partilhados entre governo e sociedade. Uma vez institucionalizados e previstos legalmente, os conselhos setoriais representam um espaço de discussão, formador de opinião pública e tomador de decisões que são levadas em conta pelos Poderes Legislativo e Executivo. Neles os segmentos da população articulam-se, trocam informações, criam conceitos que posteriormente são transmitidos para outros segmentos e assim por diante. Como espaços públicos de co-gestão política, os conselhos devem trazer à tona novos temas de interesse público para suscitar decisões públicas a partir de entendimentos e opiniões gerados pelo agir comunicativo.
https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/Senasp-1/conselho-nacional/sobre-conselhos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo